pexels-photo-132668

5 motivos para castrar seu pet

Cuidados Comments (0)

Para muitos donos de animais de estimação, a castração ainda é um grande tabu. Por incrível que pareça, a esterilização é vista por muitos como um ato nocivo e até mesmo cruel de ser feito. O medo de causar sofrimento e dor para o seu cão ou gato é algo muito comum.  Mas a verdade é que ainda existem muitos mitos em relação ao assunto.

Optar pela castração traz muitas vantagens, tanto para o animal quanto para o dono. O processo influência no controle populacional, evitando o abandono, além de ajudar no equilíbrio comportamental, seja o seu pet fêmea ou do macho.

Entenda agora porque castrar seu pet

1. Promove a saúde do pet

Cada animal e raça tem as suas características e personalidades. No entanto, a castração é um processo que promove qualidade de vida para todos. Entre os benefícios para a saúde do pet, pode-se destacar:

  • Grande taxa de redução na incidência de tumor de mama nas fêmeas, quando castradas antes do primeiro cio;
  • A redução no desenvolvimento de Hiperlapsia Prostática Benigna, um problema recorrente nos cachorros machos.

2. Contribui para o comportamento do animal

Todo dono de animal precisa enfrentar alguns comportamentos difíceis de serem contornados. Demarcação de território com urina, envolvimento em brigas e atitudes mais agressivas são algumas das questões que podem ser minimizadas com a castração. Para isso, o ideal é fazer o procedimento antes do período da puberdade.

3. Evita a gravidez indesejada

Nada melhor do que poder criar o seu pet com liberdade. Esta é uma realidade de muitas pessoas que moram em casas e ambientes que os animais podem circular com tranquilidade. Com a castração, evita-se a preocupação de uma gravidez indesejada e que pode acarretar problemas para você e para sua cadela ou gata, além de contornar os inconvenientes decorrentes do período de cio.

4. Previne a superpopulação

A questão da gravidez indesejada influencia diretamente num dos maiores problemas vividos nos dias de hoje: o abandono. Basta ser um pouco mais envolvido com o mundo dos pets para perceber a quantidade de cães e gatos que são deixados de lado todos os dias. E para os animais não existe sofrimento maior do que a rejeição.

Ao optar pela castração, você contribui para a prevenção da superpopulação e, consequentemente, ajuda a reduzir o número de animais sem lar.

5. O procedimento é simples e rápido

Aquela velha expressão “quem ama, cuida” também é válida para quem tem um animal em casa. Afinal, a alegria e gratidão demonstrada por ele na hora que você chega em casa é algo indescritível.

Por essa razão, muitos donos de animais de estimação acabam optando por não castrá-lo
com medo de que o cão ou o gato sintam dor, engordam ou percam a alegria. No caso dos machos os homens costumam se mostrar relutantes porque se colocam “no lugar do animal”, esquecendo que humanos e caninos são espécies diferentes e que não possuem as mesmas características fisiológicas. Esqueça isso já!

A castração de cães e gatos é a cirurgia mais realizada na rotina veterinária. Aqui na FOXVET seu animal será acompanhado pelo cirurgião veterinário e um anestesista veterinário, para garantir a segurança total do procedimento.

Durante o procedimento o pet é anestesiado e não sente qualquer tipo de dor. Além disso, tomando os cuidados certos no pós-operatório, a recuperação é rápida. Em cerca de 24 horas o animal já pode retomar suas atividades rotineiras.

Esqueça os mitos

Quando o assunto é o cuidado com os pets quase todo mundo tem uma opinião para dar. Em relação à castração, há quem diga que faz o animal engordar, ficar desanimado ou frustrado. No entanto, esses são mitos que vem sendo replicados ao longo do tempo e que acabam te deixando assustado.

Lembre-se que, ninguém melhor do que o veterinário para tirar todas as suas dúvidas sobre a saúde do pet. Afinal, assim como você, o profissional deseja que o seu animal de estimação tenha uma vida fantástica.

Ficou alguma dúvida sobre o tema? Compartilha com a gente nos comentários agora mesmo!

 

Pin It

» Cuidados » 5 motivos para castrar seu...
Em 14 de fevereiro de 2017
By
,

« »