mitos-sobre-o-comportamento-dos-gatos

6 mitos sobre o comportamento dos gatos

Novidades Comments (0)

Provavelmente você já ouviu muitas afirmações um tanto curiosas sobre o comportamento dos gatos. Muitos dizem que os felinos são traiçoeiros, interesseiros e que não ligam nada para o dono.

Porém, essas ideias não passam de mitos que surgiram a muito tempo e foram sendo disseminados ao longo dos anos.

Para acabar de vez com esta história, separamos 6 mitos sobre o comportamento dos gatos que devem ser esquecidos de vez.

gatos-foxvet

1. Gatos não gostam de carinho

Gatos são animais independentes, principalmente se comparados aos cães. No entanto, isso não significa que eles não gostam do carinho dos seus donos e que não mostram a alegria de receber um chamego.

Essa satisfação pode ser demonstrada pela comunicação corporal e
às vezes através do ronronar, aquele barulho emitido pelos gatos, semelhante a de um motorzinho. Portanto, não hesite em fazer um cafuné no felino, mas só faça quando ele solicitar.

2. Medo de água

Engana-se quem pensa que os gatos não gostam de água e evitam o contato a qualquer custo. A relação entre a água e os felinos varia de um animal para o outro. Ou seja, alguns gostam ou tem o costume, já outros não.

A água é vista como uma forma lúdica. Apesar disso ser banhado é extremamente estressante e deve ser evitado, os felinos são os pets que mais se preocupam com a higiene e promovem sua própria higienização através da lambedura.

3. Gatos pretos dão azar

No famoso Halloween ou Dia das Bruxas (31 de Outubro), é muito normal ouvir que passar por um gato preto significa azar. Esta é uma questão muito séria e com fundamento histórico ainda na Idade Média.

Nessa época, as mulheres que não se casavam eram marginalizadas pela sociedade e acabavam vivendo afastadas da cidade com hábitos independentes, estes, mal vistos pela igreja católica. A falta de higiene da época atraía ratos ao redor das cabanas que por sua vez atraia os gatos selvagens. Dessa forma a igreja associou os gatos com as chamadas “bruxas”.

Isso deu origem ao mito que continua causando ataques violentos e sacrifícios de muitos felinos em várias partes do mundo, ainda nos dias de hoje. Por isso, é muito importante ajudar a desmistificar esta ideia.

4. Têm sete vidas e sempre caem em pé

Os felinos são extremamente ágeis e realmente conseguem virar o corpo para acionar um “sistema paraquedas ” como alguns esquilos. Mas, isso não significa que eles sempre caem em pé ou que tenham sete vidas.  

A vida de um gato é única e dura em média quinze anos. Assim como, sua capacidade de girar em tempo de cair em pé exige pelo menos 2 metros do chão. Portanto, trate o seu bichano com muito carinho, sem brincadeiras que possam colocar o animal em risco.

5. Capacidade de enxergar no escuro

De fato, a visão noturna dos gatos é muito maior do que a dos humanos, cerca de dez vezes melhor. Mas, isso não significa que se você apagar todas as luzes da casa à noite, que ele irá conseguir enxergar. Quando for dormir, deixe alguma iluminação para que possa se orientar e para evitar qualquer incidente.

6. Gatos são antissociais e impossíveis de domesticar

A ideia de que os gatos são mau-humorados e não podem ser educados é um mito bastante comum. Mas, precisamos desfazer essa ideia já.

É preciso ter paciência, dedicação e respeito para educar os felinos. Para terem um bom convívio social é importante que seus donos procurem profissionais capacitados para receber orientações sobre comportamento felino, enriquecimento ambiental e educação. Infelizmente os gatos sofrem com falta de informação sobre suas características e necessidades.

Ao criá-lo sob o olhar da espécie, podemos oferecer verdadeira qualidade de vida a eles e conquistamos um grande companheiro para alegrar nossas vidas.

É muito importante divulgar estas informações e desmistificar muitas ideias que ainda existem sobre o comportamentos dos gatos.

Gostou destas informações? Então compartilhe com os seus amigos e explore os conteúdos exclusivos do blog da FOXVET!

 

Pin It

» Novidades » 6 mitos sobre o comportamento...
Em 3 de abril de 2017
By
,

« »