como evitar fugas de felinos blog

Como evitar fugas de felinos

Cuidados Comments (0)

Os gatos são animais independentes, por esse motivo é comum que tentem sair durante o dia e a noite para explorar novos territórios ou buscar acasalamento.

Esses animais possuem grande senso de localização e olfato apurado, o que permite que sempre encontrem o caminho de volta para casa. Porém, esse comportamento pode oferecer grandes riscos!

Os felinos são animais muito curiosos e instintivamente saem por aí explorando os ambientes, além de possuírem o instinto de caça, sobrevivência e atenção: a não castração faz com que esses instintos fiquem mais aguçados.

Existem muitos riscos que os gatinhos podem correr estando fora de seus lares, para animais de estimação, as ruas podem ser locais inóspitos.

Brigas com outros gatos ou com animais de outras espécies, acidentes e quedas de lugares altos, atropelamento, maus-tratos, intoxicação/contaminação por alimentos estragados ou produtos químicos/tóxicos e exposição a doenças contagiosas ou parasitas, são alguns dos riscos que seu pet pode estar correndo se tem o hábito de sair de casa sozinho.

Mas, o que fazer para os gatinhos não saírem de casa?

A castração é fundamental para evitar fuga dos felinos, pois diminuem o instinto de explorar novos territórios tornando o felino mais manso e tranquilo, além de eliminar a vontade de busca por acasalamento.

Uma boa dica é colocar telas nas janelas e portas evitando que saiam de casa, caso costumem ficar no quintal, aumente os muros e evite colocar objetos e móveis que facilitem a fuga.

Enriqueça o ambiente com brinquedos e objetos que supram o instinto de caça e exploração do gatinho. Torne sua casa atraente, com entretenimento suficiente para mostrar ao gato que ficar em casa é mais atrativo que ficar na rua.

Mantenha a caixa de areia sempre limpa, assim você evitará que ele saia para fazer as necessidades. Ofereça também comida e água fresca.

Essas são as principais dicas para manter seu pet seguro dentro de seu lar, evitando fugas indesejadas e todos os riscos que as ruas podem oferecer.

Siga essas dicas e cuide bem de seu gatinho!

Pin It

» Cuidados » Como evitar fugas de felinos
Em 15 de janeiro de 2020
By
, , , , , , , , , , ,

« »