Blog-01

Imunize seu cãozinho! – calendário de vacinas para cão

As vacinas são indispensáveis para a saúde e bem-estar de nossos amigos de estimação de quatro patas. Os filhotes devem ser vacinados a partir da sexta semana de vida e seguir rigorosamente os intervalos recomendados pelos médicos veterinários.

Manter a carteira de vacinação de seu cãozinho em dia é fundamental para não permitir que seu pet se contamine com doenças, bactérias e outros microrganismos nocivos ao sair para passear e ter contato com outros cães e evitar inclusive as doenças de caráter zoonótico, isto é, transmissíveis do animal para o homem.

Para a vacina ter eficácia, é importante que o cachorro esteja com a saúde em dia, livres de parasitas e com sistema imunológico maduro. Por esse motivo, é necessário levar seu pet para realizar um exame completo na FOXVET, antes de iniciar o ciclo de vacinação. Estando tudo bem com a saúde do filhote, o veterinário irá indicar o momento certo para iniciar a vacinação.

As primeiras vacinas são as mais importantes, são as vacinas polivalentes: V8 e V10, que são essenciais para aumentar a resistência dos filhotes contra as principais doenças bacterianas e virais. Doenças graves que podem prejudicar bastante a saúde do pet.

• Coronavirose – Causa inflamação intestinal, diarreia, desidratação, vômitos, febre alta, etc.
  • Hepatite infecciosa canina – É um vírus que afeta o fígado do cãozinho, é altamente perigosa.
  • Cinomose – Vírus que afeta o sistema nervoso.
  • Parvovirose – Causa diarreia com sangue, causando perda de peso, desidratação, anemia, etc.
  • Leptospirose – Uma doença que pode ser mortal para seu pet que causa diarreia, vômitos, problemas respiratórios, insuficiência hepática e renal, hemorragias, etc.
  • Adenovirose – Gripe canina com grande possibilidade de evoluir para pneumonia.
  • Parainfluenza – É uma traqueobronquite infecciosa que causa pneumonia grave.

Essas são algumas das doenças que podem ser evitadas com a V8 e V10, que são essenciais para os cachorrinhos em suas primeiras semanas de vida. Porém, as vacinas não param por aí, são necessárias diversas outras vacinas, como o exemplo a antirrábica.

Seguir corretamente o calendário de vacinação é extremamente importante para que seu filhote de quatro patas possa crescer saudável e cheio de vitalidade.

Confira o calendário completo de vacinação para cães:

V8 e V10 – A partir de 6 semanas

As aplicações devem ser feitas com intervalo de 3 a 4 semanas em filhos de até 16 semanas de vida. O indicado é que o primeiro ciclo vacinal tenha de 3 a 6 aplicações.

Gripe Canina – A partir de 8 semanas

Existem 2 opções de vacinas. A injetável, que são necessárias duas doses iniciais com intervalo de 2 a 4 semanas. E a intranasais em dose única.

Giárdia – A partir de 8 semanas

São duas doses iniciais com intervalo de 2 a 4 semanas. É altamente importante realizar o exame de fezes antes da aplicação da vacina.

Antirrábica – A partir de 12 semanas

Dose única.

Leishmaniose – A partir de 4 meses

São necessárias 3 doses iniciais com intervalo de 21 dias entre elas. É obrigatório o exame de Leishmaniose antes do esquema vacinal, para que tenha validade diante do ministério da saúde a imunização.

Reforço anual em dose única.

*Lembrando que Raiva, Leptospirose e Leishmaniose são doenças zoonóticas!

Seguindo o calendário corretamente, seu cãozinho estará sempre protegido contra as doenças, siga sempre as orientações de um médico veterinário e cuide bem de seu filhote de quatro patas.

» Cuidados » Imunize seu cãozinho! – calendário...
Em 14 de maio de 2020
, , , , , , , , , , , , ,