medicina preventiva

Medicina preventiva para machos

Cuidados Comments (0)

Todo mundo sabe que os homens não são muito atentos a própria saúde. Dificilmente realizam exames preventivos regulares por conta própria. Talvez por isso apesar de todos os recursos disponíveis hoje em medicina, o câncer de próstata ainda seja tão devastador e comum entre eles.

Nos cães, tanto os castrados como os intactos, felizmente o câncer na próstata não é tão comum. Mas outros problemas de próstata podem sim acometer os cães machos dessa vez com grande frequência. Por essa razão é recomendado a partir de 7 anos de idade submeter o cão macho não castrado a exames anuais como a ultrassonografia de abdomen e testículos, já que tumores testiculares tem grande casuística em caninos. Cães machos intactos também devem ter seus testículos examinados e palpados regularmente pelo veterinário e também pelos donos. Ao notar testículos aumentados, atrofiados ( reduzidos), amolecidos, endurecidos, quentes ou com qualquer alteração, o cuidador deve procurar o médico veterinário.

Alguns cães com alteração prostática inicial podem não apresentar nenhum sintoma. Com a progressão da doença sinais como secreção uretral sanguinolenta ou purulenta, urina em locais erráticos, urina sanguinolenta, dor ao urinar, infecções, dificuldade em defecar, dor ao defecar, alteração do formato das fezes entre outros podem ocorrer. Quando a próstata atinge dimensões mórbidas pode ocorrer retenção fecal.

A alteração de próstata mais comum em animais não castrados é a hiperplasia prostática benigna (HPB) , o aumento da próstata sob estímulo andrógeno (hormônio sexual masculino) seguida da prostatite bacteriana (inflamação e ou infecção de próstata)

A reflexão e a orientação sobre essas patologias é de suma importância já que acarretam dor e sofrimento ao animal e sua família visto que podem inclusive reduzir o seu tempo de vida.

Portanto a castração preventiva, diante de tão graves doenças, proporciona qualidade com um tempo de vida mais prolongado, e se enquadra no tema da posse responsável.

 

FOXVET

Clínica Veterinária

Pin It

» Cuidados » Medicina preventiva para machos
Em 27 de novembro de 2019
By
, , , , , , , , , ,

« »