O-que-e-preciso-analisar-antes-de-escolher-um-pet

O que é preciso analisar antes de escolher um pet

Novidades Comments (0)

Por falta de companhia, para dar mais alegria para a família ou por qualquer outro motivo, ter animais de estimação é uma delícia! Ainda assim, antes de escolher os pets ideais, é importante conhecer sua personalidade e necessidades básicas. Do contrário, você pode acabar com um animal mal cuidado ou sem o amor que precisa. Não quer correr esse risco? Confira então as algumas das principais questões que devem ser analisadas sobre os cuidados com os pets.

Porque eu quero ter um animal de estimação?

Algumas pessoas escolhem ter animais de estimação em casa porque querem deixar seu lar mais seguro, porque têm crianças pequenas e o contato com o animal é recomendado, ou simplesmente porque se sentem sozinhas e querem compartilhar amor e carinho com um bichinho de estimação. Apesar de parecer sem importância pensar na razão pela qual você está levando um animal para a sua casa, essa questão precisa ser sinceramente respondida antes de você adotá-lo ou comprá-lo.

A explicação é simples. Sabendo de todos os porquês, você consegue escolher melhor o porte, a raça do animal e também o tipo – se vai adotar um gato ou cachorro, por exemplo. Por consequência, a convivência entre vocês será sempre a melhor possível e o animal não tem sua atenção negligenciada por falta de tempo ou opção do dono.

Eu realmente posso ter animais em casa?

O seu pet não é um brinquedo ou objeto que você vai usar por um tempo e depois deixar no canto guardado. Imagine um bebê. A criança chega na família e precisará da atenção e cuidados de todos até que cresça e consiga cumprir suas necessidades sozinhas. Com o pet não é muito diferente sendo que, para algumas ações, ele sempre será aquele bebê que depende de você.

Você está disposto a escolher com atenção a ração dos seus animais de estimação? Poderá dar banho ou levá-lo em um pet shop para manter os cuidados com a higiene? Você pode dar amor, carinho e atenção ao bichinho sempre que ele precisar? Estará atento quanto à limpeza do seu espaço? Todas essas perguntas são apenas algumas das muitas que você precisa se fazer para ter a certeza de que pode ter um animal de estimação.

Eu sei de todos os cuidados que meu animal precisa?

Como relacionamos no tópico anterior, o seu pet é como uma crianã. Sendo assim, ele precisará de banho, tosa, alimentação saudável, água limpa e fresca, medicamentos, vacinas e muitos outros cuidados essenciais. Além de precisar de tempo para cumprir todas essas tarefas, você também precisará de um orçamento a mais para honrar com todas as responsabilidades.

Essa questão também deve ser respondida na hora da escolha da raça e do tipo de animal que você levará para casa. Algumas raças de cachorro, por exemplo, pedem vitaminas especiais por desenvolverem facilmente alguns males. O mesmo pode acontecer com os felinos: conhecer bem a raça antes de adotá-lo ou comprá-la é muito importante. A pesquisa e a orientação de um veterinário é de extrema importância nesse momento.

A minha casa é confortável para meu novo animal de estimação?

Seu pet será um novo membro da família e também precisa de conforto para a nova moradia. Se você mora em apartamento ou casa em condomínio fechado, consulte o regulamento do local para saber se é permitido ter animais da raça, tipo e porte que você quer. Alguns locais apresentam restrições e conhecê-las evita dores de cabeça no futuro.

Somos todos responsáveis para cuidar dos animais de estimação?

Sente-se e faça uma reunião com a família. Se o desejo de ter um animal de estimação partiu de seus filhos, converse com eles para saber o quanto as questões dos tópicos anteriores podem ser respondidas pelas crianças. No caso de filhos pequenos demais para honrar com algumas dessas responsabilidades, veja se estão dispostos a aprender o que for possível para que no futuro os animais tenham todos os cuidados necessários não apenas partindo de você.

Vocês gostam muito de viajar ou sair de casa? Já pensou em quem cuidará do animal nessas ausências? Nem todos os pets conseguem se habituar a dois, três ou mais dias sozinhos e isso também pode ser um problema. Do contrário, pense na possibilidade de adaptar seu carro e comprar caixas de transporte para avião e levar os pets também nas férias em família.

Cuidar de um animal de estimação não é complicado. Escolher um pet ideal também não, mas pede atenção e cuidado. As dicas do nosso post ajudaram você? Comente! Diga-nos sua opinião ou sugestão! 

Pin It

» Novidades » O que é preciso analisar...
Em 25 de abril de 2016
By
, ,

« »