pele-ressecada-blog

Pele ressecada no inverno em cães e gatos

Cuidados Comments (0)

A pele ressecada em cães e gatos é um problema sério tanto quanto nos humanos. A falta de umidade no inverno aumenta o ressecamento da pele além de problemas respiratórios (que falaremos em outro momento), entre outros.

O ressecamento da pele pode causar sérios problemas dermatológicos como calos, coceira excessiva que faz com que surjam gravem feridas. Por esse motivo é preciso ter muito cuidado com a pele seu cão ou gato.

Ao sinal de ressecamento da pele de seu bicho de estimação, é preciso levar ao veterinário para que haja um diagnóstico correto e saber tratamento certo para aplicar em seu gato ou cachorro. Pois o ressecamento pode ser devido a outras doenças como sarna, por exemplo.

Para hidratar a pele de seu animal é importante utilizar produtos específicos para cães e gatos para garantir melhores resultados.

Dieta

A dieta é importante para os cuidados com a pele. Uma dieta mais rica em gordura boa é essencial. Utilize rações com peixe na composição e adicione algumas gotas de azeite em algumas refeições. Servir ovo uma vez por semana é uma boa alternativa. Esses alimentos ajudam a evitar o ressecamento da pele nos dias frios e secos.

Água

Ofereça e estimule seu pet a beber bastante água, pois a água é fundamental para evitar desidratação no inverno e também o ressecamento.

Roupas

Coloque roupas em seu animal de estimação, principalmente nos que possuem pelos muito curtos, pois o frio é um dos principais motivos do ressecamento e isso ajuda a aquecê-los. Coloque roupas confortáveis que permitam a mobilidade, forre a cama ou casinha e coloque cobertores ou mantas para que possam se enrolar e se aquecer na hora de dormir.

Banho

Diminua a freqüência dos banhos, pois o abuso pode acelerar o ressecamento da pele. O excesso de sabão e água tira a proteção natural da pele causando a secura. É importante usar shampoos específicos para cães ou gatos com pele seca, principalmente os que possuem aveias em sua composição, pois é um ingrediente excelente para os cuidados com a pele. Existe também condicionador específico para cachorros e gatos que ajudam a tratar ou evitar a pele ressecada deixando agir por 15 ou 20 minutos e retirando totalmente no enxágüe para não deixar nenhum resíduo, nossa equipe tem experiência nesses casos e poderá te ajudar.

Escovação

Escovar ajuda a retirar impurezas, pele morta, pelos soltos, sujeiras, etc. Isso ajuda a desobstruir a pele aumentando a eficácia de produtos para hidratação da pele e também, estimulando a liberação de óleos hidratantes naturais.

Caricias

Acariciar seu bichinho de estimação estimula a hidratação natural da pele através da gordura, além de ser um mimo que seu pet irá adorar.

Umidificador

Com o ar muito seco na estação de inverno, o umidificador de ar é um grande aliado tanto para os humanos quanto para os pets. Aumentará a umidade, o que evita a secura da pele, além de evitar problemas respiratórios.

Sol

Apesar de o sol fazer bem para saúde, o excesso de exposição pode aumentar a secura, mesmo com as temperaturas mais baixas. O ar seco mais o excesso de exposição ao sol podem ser prejudiciais à pele de seu cão ou gato.

Seguindo essas orientações diminuímos as possibilidades de problemas de pele nesse período frio e de ar seco. São atitudes simples que ajudam seu cachorro ou gato a ficarem com a pele mais saudável e menos ressecada. E lembre-se de sempre levá-los ao veterinário para saber corretamente a causa do ressecamento e o tratamento mais eficaz para o seu pet.

Pin It

» Cuidados » Pele ressecada no inverno em...
Em 16 de julho de 2019
By

« »