urina fora da caixinha blog

Urina fora da caixinha: Como resolver?

Cuidados Comments (0)

Gatos domésticos são animais muito inteligentes e quando aprendem a fazer suas necessidades na caixa de areia dificilmente mudam esse hábito.

Porém existem alguns motivos que podem fazer com que seu felino mude o comportamento e passe a fazer xixi fora da caixinha.

Um dos motivos mais comuns é quando os gatos não são castrados eles costumam a urinar fora da caixinha para marcar território, neste caso a ocorrência com machos é maior, considerado um comportamento instintivo.

Caixa de areia suja também faz com que seu pet urine fora. O cheiro de alguns produtos utilizados na limpeza da caixa ou mesmo areias perfumadas podem ser irritantes ao olfato e repelir o felino. Apenas uma caixa de areia para mais de um gato também pode ser um motivo, pois muitos gatos não gostam de compartilhar e são muito territoriais. Caixa de areia muito pequena também pode ser um problema.

O local onde a caixinha fica também pode interferir, pois se for um lugar barulhento, de difícil acesso ou com baixa privacidade, há chances de o pet não gostar e simplesmente não querer usar.

Deixar a caixinha de areia próximo à comida com certeza vai fazer com que o gatinho urine em outro lugar, afinal, estamos falando de animais muito higiênicos, que não fazem suas necessidades próximos ao local onde comem.

Os felinos são animais que se estressam com facilidade quando ocorrem mudanças de rotina, ambientes, chegada de novos moradores como outro animal ou pessoa, obras na casa. Essas mudanças podem deixá-los nervosos e estressados, resultando em necessidades fora do lugar adequado.

Os motivos citados acima são comportamentais, mas o motivo também pode ser devido algum problema de saúde, por isso fique atento!

Infecções no trato urinário e outras infecções como pedras nos rins, parasitas, cistites, entre outras, podem alterar hábitos dos pets.

Portanto, a primeira coisa a fazer ao notar que seu gatinho está urinando fora da caixa é reparar se o caso se enquadra em um dos itens acima e leva lo a FOXVET, para que ele seja avaliado por um veterinário que indicará as alterações de manejo necessárias e se for o caso, instituir um tratamento.,

Por fim, lembre-se: Se o seu animalzinho não é castrado, é recomendado que faça a castração, pois assim é mais fácil de controlar seu comportamento e ensinar a usar a caixinha sem maiores problemas.

Pin It

» Cuidados » Urina fora da caixinha: Como...
Em 11 de dezembro de 2019
By
, , , , , , , , , ,

« »