Confira alguns cuidados importantes com os gatos durante o frio

Cuidados, Novidades Comments (0)

Quem tem um gato em casa sabe como é a sua rotina, seu comportamento e todas as suas necessidades de ambiente e de alimentação, porém, com a chegada do inverno, o comportamento do felino e suas necessidades se alteram.

Assim como os humanos, os gatos sentem frio e sempre buscam lugares aconchegantes e quentes para se aquecerem. Mas não é só a questão de se aquecer, no frio a imunidade do gato tende a baixar e a necessidade de nutrientes na alimentação e os cuidados com a saúde e higiene precisam se intensificar.

Alimentação

No frio, o organismo tende a gastar mais calorias para manter a temperatura corporal ideal, isso faz com que a imunidade fique mais baixa. Ofereça as rações úmidas aquecidas e sempre mantenha uma alimentação saudável e de qualidade.

Vacinação

Os gatos também ficam gripados, o frio intensifica o risco de contaminação pelos vírus que causam gripe e outras doenças.

É importante consultar um médico veterinário para que ele possa indicar todas as vacinas necessárias, de acordo com a idade e o estilo de vida do gato, se vive apenas dentro de casa ou se tem contato com outros animais na rua.

As principais vacinas indicadas para o período de frio são as calicivírus, herpesvírus e parvovírus.

Higiene

No inverno, a proliferação de fungos tende a ser maior. Portanto, é importante limpar bem o bebedouro e os potes de comida. Além de aspirar bem os tapetes e mobílias da casa, é importante higienizar bem a cama e as cobertas do gato. No frio, não há a necessidade de dar banho no gato, basta uma boa escovação para retirar os pelos soltos e eliminar a sujeira.

Hidratação

Ofereça água para o seu felino e estimule a hidratação. Distribua bebedouros ou fontes automáticas pela casa, isso irá estimular o gato a beber mais água durante o dia. Troque a água diariamente para mantê-la sempre fresca e tome cuidado com a temperatura, ofereça água em temperatura ambiente. Manter o seu gato hidratado é importante para manter a saúde dele em dia.

Aqueça seu gato

Redobre a atenção com os gatos filhotes e idosos, pois sofrem mais com as temperaturas baixas. Deixe uma cama bem quentinha, de preferência dentro de uma casinha, com estofado confortável e cobertas para que o gato possa se enrolar e se aquecer.

» Cuidados, Novidades » Confira alguns cuidados importantes com...
Em