Confira os sinais de que a sua cadela pode estar prenha

Cuidados Comments (0)

Quem tem uma cadela fértil pode ter toda a atenção do mundo para impedir que algum macho se aproxime, porém, nem sempre é possível. Um pequeno descuido pode resultar na gravidez.

Embora a gravidez psicológica seja um problema relativamente comum entre as cadelas não castradas, existem maneiras de descobrir se sua fêmea está ou não realmente esperando filhotinhos. Há sinais bem característicos que ajudam a identificar uma possível gestação, e ainda diferenciar a gravidez psicológica e a gravidez real.

Claro que para ter certeza de que sua cadela está grávida é preciso consultar um médico veterinário que irá fazer os exames pertinentes, como a ultrassonografia, para confirmar a gestação. Porém, é muito importante saber identificar os sinais de que uma gestação real está ocorrendo com seu pet.

Sinais de que sua cadela está prenha

Tendo como base que a gestação de uma cadela dura entre 58 e 68 dias, os indícios de gravidez começam a aparecer rapidamente no corpo do pet. Isso permite que entre o 20º e o 30º dia já seja possível observar com certa clareza todos os sinais de gravidez.

Alteração dos hábitos alimentares – A perda considerável de apetite é comum durante a gestação, principalmente no primeiro mês. Ao perceber a perda de apetite, ofereça rações de alta qualidade e valor nutricional.
Aumento no volume abdominal – Um dos sinais mais evidentes é o aumento da barriga, indicando a gravidez.

Alterações nas características dos mamilos – Os mamilos ficam consideravelmente maiores, mais escuros e a pele fica mais fina e sensível.
Mudanças de comportamento – No início da gestação, a cadela passa a sentir um mal-estar constante e cansaço excessivo, isso faz com que ela passe mais tempo deitada e dormindo. Conforme a gestação avança, outros sintomas de comportamento costumam se manifestar, como aumento da ternura: a cadela passa a procurar e juntar objetos quentes e confortáveis como almofadas, cobertores e panos em geral para criar uma espécie de ninho para acomodar seus filhotes. Ela busca locais da casa sem corrente de ar e mais quentes.

Confirmação de gravidez da cadela

A partir do 25º dia de gestação já é possível realizar a ultrassonografia para confirmar a gestação. É o momento que os filhotinhos na barriga da mamãe já estão visíveis.

A ultrassonografia é que confirma a gestação, porém, ainda não é possível saber a quantidade de filhotes. Somente a partir do 50º é possível contar quantos filhotinhos têm na barriga da futura mamãe.

É muito importante que, desde o momento que começar a perceber os sinais de que a cadela está prenha, realize consultas rotineiras ao veterinário para o acompanhamento da gestação e garanta o bem-estar da cachorrinha e dos filhotes.

Pin It

» Cuidados » Confira os sinais de que...
Em
By
, , , , , , , , , , , , ,

« »