Doenças renais em felinos, são mais comuns do que você imagina – Leia o post e entenda

Cuidados, Novidades Comments (0)

Doenças renais são problemas que afetam tanto humanos quanto cães e gatos, mas quando falamos em felinos, a insuficiência renal é muito mais comum do que você imagina.

Os rins são órgãos multifuncionais extremamente importantes para o organismo, pois controlam substâncias como sódio, potássio e magnésio, ajudam no controle hormonal, no equilíbrio de ácido-base, controle da pressão arterial, filtragem do sangue e na produção de urina.

Existem diversos problemas que podem fazer o gato desenvolver insuficiência renal, independentemente de sua faixa etária, confira:

Predisposição – Algumas raças de gatos são geneticamente mais predispostas a desenvolver problemas renais que outras, como as raças Persa, Abissínio, Siamês, Ragdoll, Birmanês, Maine Cool e Azul Russo;

Idade avançada – Quando os felinos ficam mais velhos, é comum surgir doenças relacionadas com a idade, principalmente doenças renais;

Excesso de medicamentos – A automedicação é muito comum em humanos, e por isso, muitos tutores acabam oferecendo medicamentos sem prescrição veterinária. Claro que a intenção é cuidar da saúde do seu gato, mas isso pode causar problemas renais devido à sobrecarga nos rins.

Como identificar se o gato está com alguma doença renal?

Doenças renais são progressivas e seus sintomas progridem conforme a doença avança. É fundamental saber identificar os sinais logo no início para evitar que a doença avance e possa afetar a qualidade de vida do felino.
A insuficiência renal é classificada em 5 estágios e os sintomas são característicos para cada estágio, veja:

1º estágio – Não costuma apresentar sintomas;
2º e 3º estágio – Apetite seletivo, aumento do consumo de água, aumento da frequência de urina, urina mais clara que o normal;
4º e 5º estágio – Anorexia, anemia, hipertensão, desidratação, perda de peso, alterações gastrointestinais, vômitos e diarreias, perda de controle de ácido base no organismo.

É importante estar atento aos sintomas do segundo e terceiro estágio para evitar que a doença avance e cause risco de morte no felino.

Tratamento dos problemas renais

Ao observar qualquer sintoma, é importante procurar um veterinário de confiança para que ele possa diagnosticar corretamente qual o problema e o seu estágio. Com isso, o veterinário irá indicar o melhor tratamento para o gato.

A insuficiência renal em gatos não tem cura, mas é possível realizar um tratamento que manterá a saúde do felino estável e com boa qualidade de vida.

O tratamento age no controle da progressão da doença com medidas que incluem uma dieta balanceada, uso controlado de medicamentos e fluidoterapia.

Vale sempre lembrar que a prevenção é o melhor tratamento. Alimente seu gato com ração adequada, garanta que ele beba água o suficiente para se manter hidratado e com os rins saudáveis, não utilize medicamentos sem prescrição veterinária e consulte regularmente o veterinário para exames de rotina, pois, caso uma doença renal esteja se desenvolvendo, será detectada precocemente, facilitando o tratamento.

» Cuidados, Novidades » Doenças renais em felinos, são...
Em