Entenda a importância da castração em felinos

Cuidados, Novidades Comments (0)

A castração é um procedimento de extrema importância para a saúde dos felinos sob vários aspectos, e consiste na remoção dos testículos no caso dos machos, e do útero e ovários no caso das fêmeas.
Ainda existem muitas dúvidas e mitos sobre esse assunto, que levam alguns tutores a evitar a castração, muitas vezes por medo, outras por desconhecimento da importância do procedimento.

Prevenção de doenças

Em fêmeas, a castração precoce reduz em torno de 60% o risco de câncer de mama, além de eliminar a possibilidade de desenvolvimento de câncer de útero e ovário, infecções severas de útero (piometra) e o desencadeamento de gravidez psicológica (pseudociese), devido à diminuição da produção de hormônios.

Comportamento, fugas e brigas

Os felinos tendem a ser independentes, curiosos e com instinto de exploração. Felinos não castrados tendem a sair mais em busca de parceiras para a cruza.
Os instintos dos machos em busca de acasalamento são impulsionados pelos hormônios, trazendo a possibilidade de brigas, principalmente se houver uma fêmea no cio por perto.
Ao entrar no cio, as fêmeas são motivadas para buscar um parceiro para a procriação. Nesse período elas se apresentam inquietas e com intensa vocalização, o que muitas vezes cria atritos entre vizinhos. Tanto fêmeas como machos estarão ativos para as fugas trazendo riscos de atropelamentos, brigas, acidentes, aprisionamento por outras pessoas, etc.

Casa mais limpa

Os felinos machos têm o instinto de marcar território para avisar outros machos que aquele espaço tem dono. O espaço é marcado através da urina em vários pontos da casa o que traz desconforto aos tutores.
Além disso, gatos não castrados tendem a ser agitados e mais agressivos.
A castração irá eliminar esse instinto de marcar território, além de promover um comportamento mais calmo. Assim, sua casa não ficará com cheiro de urina de gato e os móveis estarão seguros.

Agora que você já sabe a importância da castração para seu felino consulte um médico veterinário de confiança da FOXVET para ser orientado.

Pin It

» Cuidados, Novidades » Entenda a importância da castração...
Em
By
, , , , , , , , ,

«