Entenda porque vacinar seu pet contra a raiva é imprescindível

Cuidados, Novidades Comments (0)

O processo de vacinação em animais de estimação é muito importante, visto que algumas doenças podem acometer não somente aos pets, mas também aos seres humanos.

A vacina pode proteger contra várias doenças. Existem vacinas contra vírus, bactérias e outros parasitas, há as que são obrigatórias e as opcionais, mas somente o veterinário é quem irá definir o melhor protocolo de vacinação para o seu pet, baseado no estilo de vida, localização geográfica e viagens.

Uma das principais vacinas que seu animal de estimação deve tomar é a vacina antirrábica ou vacina contra a raiva, como é popularmente conhecida.

Essa vacina ainda é a única forma de prevenir a doença e manter os pets saudáveis. Fatal em quase 100% dos casos, a raiva é uma zoonose que pode também afetar o ser humano e por isso os cuidados se redobram no combate e prevenção da doença.

Os cães e gatos podem iniciar a primeira dose da vacina a partir de 12 semanas de idade e reforçando anualmente.

A maneira mais comum de um cachorro pegar raiva é através da mordida ou arranhadura de um cão ou de outro animal infectado. Mas, além disso, a doença também pode ser transmitida de forma indireta, ou seja, o pet pode ser contaminado após lamber ou morder um objeto que teve contato com um animal com raiva.

A princípio, a salivação excessiva é um dos sintomas principais, porém, a doença apresenta vários estágios diferentes conforme evolui, os principais sintomas são agressividade, ansiedade, desconfiança, mordedura, lambedura, medo, depressão, salivação excessiva, paralisia, desorientação, convulsões e aversão à água.

Indicamos aplicar a dose anual em seu pet de estimação e caso ocorra uma mordida de algum animal em você, informe – se se o cão está com a vacina em dia.

Pin It

» Cuidados, Novidades » Entenda porque vacinar seu pet...
Em
By
, , , , , , , ,

« »