Leia nosso post de blog e saiba como identificar doenças renais em seu pet

Cuidados, Novidades Comments (0)

Você sabia que seu pet também pode sofrer de problemas renais?

As doenças renais são mais comuns nos pets do que você imagina. À medida que o animal envelhece aumenta a probabilidade de disfunções, mas animais jovens também podem apresentar alterações. Os felinos são mais predispostos a doenças nos rins mas a patologia acomete tanto gatos como cães principalmente acima dos 7 anos e se manifestam de diferentes formas e graus. Podem acometer cerca de 60% dos animais de estimação idosos, sendo uma das grandes causas de óbitos em pets de idades avançadas.
A função dos rins é filtrar o sangue e excretar compostos como a ureia e a creatina. Quando o órgão não está trabalhando corretamente ocorre perda excessiva de água e desequilíbrio na manutenção de nutrientes que precisam ser retidos pelo corpo ou eliminados por serem prejudiciais. Ou seja, o rim não consegue fazer a filtragem correta, eliminando nutrientes essenciais e armazenando elementos que adoecem o organismo.

Doenças renais – Causas

Existem várias causas que podem desencadear o mal funcionamento nos rins dos pets, a mais comum é o envelhecimento da estrutura renal, porém, diversos outros fatores podem influenciar o surgimento dessas doenças como: infecções bacterianas (a mais comum é o excesso de tártaro nos dentes), fungos, vírus, doenças autoimunes, câncer, fatores hereditários, falta de atividades físicas.
A alimentação é outro grande fator que influência no desenvolvimento de doenças renais, como oferecer dieta caseira sem balanceamento por nutricionista, complementação de ração com alimento e compartilhar alimentos habituais da nossa dieta. O desequilíbrio alimentar gera excesso de sal e aumento de proteína na dieta, dois grandes inimigos do rim. Sobrepeso e baixa hidratação são fatores importantes, principalmente em felinos, e são causas graves para o surgimento da doença. Medicamentos também podem ser precursores do desenvolvimento da doença renal.

Doenças renais – Como identificar?

A melhor maneira de monitorar doenças sempre é o check up. Pacientes acima de 6 -7 anos devem fazer exames periódicos e dessa forma identificar o surgimento de alterações de forma precoce, aumentando as chances de controle, tempo e qualidade de vida dos pacientes. Quando doenças renais surgem elas podem ser assintomáticas num estágio inicial ou apresentar sintomas que podem variar muito de acordo com a espécie, idade, raça e o estágio em que a doença se encontra. Contudo, existem sinais que são mais comuns e servem como alertas para identificar doenças renais em seu pet:
Diminuição ou aumento na quantidade de urina;
Alteração, dificuldade ou desconforto no ato de urinar
Sangue na urina ou alteração na coloração
Vômitos e náuseas;
Diarréia;
Perda de peso;
Queda de pelo;
Mobilidade dificultada;
Moleza, depressão ou apatia;
Sede excessiva e aumento do consumo de água.

Ao perceber algum desses sinais, é muito importante levar seu pet ao médico veterinário para avaliação.

A prevenção é fundamental para evitar doenças renais. É importante proporcionar hábitos saudáveis. Ofereça alimentação de alta qualidade, água limpa em abundância, não medique seu pet sem a prescrição veterinária, estimule seu pet a realizar atividades físicas como passeios, e o principal, leve seu pet ao veterinário para consultas e exames de rotina.

Pin It

» Cuidados, Novidades » Leia nosso post de blog...
Em
By
, , , , , ,

« »