Nefrologia Veterinária
Especialidade médica voltada para o
diagnóstico e tratamento do sistema urinário,
incluindo bexiga, rins, uretra e próstata.
Nefrologia Veterinária
A Nefrologia Veterinária é uma especialidade da medicina veterinária que abrange as práticas de diagnóstico, tratamento clínico e se necessária, intervenção cirúrgica do sistema urinário, que envolve os rins, bexiga, ureter, próstata e uretra.
O nefrologista veterinário é o especialista em nefrologia veterinária e pode junto ao clínico médico, identificar doenças e definir estratégias de tratamento e controle.
As alterações do trato urinário podem ser primárias, secundárias ou desequilíbrios advindos de outras patologias, neste caso, são divididos em: pré-renal, renal e pós-renal.
O check-up clínico semestral ou anual dos pacientes principalmente acima de 5 anos de idade, é fundamental para esse acompanhamento, e deve ser feito junto ao clínico e quando necessário ao nefrologista veterinário e incluir dosagens de função renal, exame de urina e ultrassom de abdômen.
Felinos, animais idosos, pacientes com doenças pré-existentes como cardiopatias, diabetes, pressão alta, histórico familiar de enfermidades renais, cálculo de bexiga, e outras doenças que envolvam o sistema urinário recomenda-se consultas mais frequentes. Raças como Persa, Shitzu, Lhasa Apso, Schnauzer, Yorkshire, Pit Bull, Sharpei, Maltês, Bulldog e Dálmata são mais acometidas.
Quais doenças as alterações no sistema urinário podem causar?
Muitas doenças sistêmicas podem causar alterações no sistema urinário como:
- Intoxicação (medicamentos, chocolate, produtos de limpeza, produtos tóxicos, plantas entre outras possibilidades);
- Doença periodontal (tártaro);
- Uso contínuo e prolongado de medicamentos como anti-inflamatórios, antibióticos, quimioterápicos, etc;
- Amiloidose;
- Doenças hormonais como hipertireoidismo, hiperadrenocoitismo, diabetes, etc;
- Doenças congênitas como cistos renais, ectopias, defeitos autossômicos, entre outros;
- Patologias cardíacas como hipertensão ou insuficiência cardíaca;
- Neoplasias, tanto benignas quanto malignas;
- Doenças infecciosas ou autoimunes como piometra, endocardite bacteriana, prostatite, lúpus sistêmicos, erliquiose, leishmaniose, processos inflamatórios intestinais, poliartrite, brucelose, dirofilariose, imunodeficiência felina, leucemia felina, peritonite infecciosa felina.
É comum também o aparecimento de cálculos na bexiga, principalmente na raça Schnauzer. O paciente pode apresentar dor para urinar, urina com sangue, frequência ou volume de micção alterado, infecção de urina. Estes urólitos podem obstruir a uretra do pet, levando a um quadro emergencial.
Por último a doença renal crônica que é comum em animais idosos, principalmente felinos e cães de pequeno porte. Em muitos casos com o diagnóstico precoce, é possível prolongar a expectativa e qualidade de vida do animal.
Por isso, leve seu filho pet regularmente para consultas e check-up com os profissionais da FOXVET.
Nefrologia Veterinária – FOXVET
A FOXVET preza pela saúde e bem-estar do seu pet, focada nas necessidades e qualidade de vida do seu animal e da sua família.
Aqui na FOXVET seu pet será acolhido com carinho, profissionalismo e responsabilidade.
A FOXVET está sempre acompanhando a evolução da medicina, modernizando os equipamentos e atualizando seus procedimentos e seus profissionais.
Entre agora em contato e venha conhecer a FOXVET.
[email protected]