Quando devo castrar a fêmea

Cuidados Comments (0)

Quando devo castrar a fêmea – Descubra em nosso novo post!

A castração em pets é um dos procedimentos mais indicados para o bem-estar e para a saúde de nossos amigos de estimação. A castração em pet fêmea é uma valiosa ferramenta da medicina preventiva para reduzir e até evitar alguns problemas graves de saúde.

Como funciona a castração em fêmeas?

A principal consequência da castração é que a pet vai perder a capacidade de reprodução, porém, os benefícios gerados para a fêmea são muito importantes.

Antes do procedimento deve-se realizar um exame clínico e check-up para saber se a pet está apta para receber a anestesia e realizar a cirurgia.

O procedimento cirúrgico deve ser feito por um médico veterinário capacitado. É aplicada a anestesia epidural ou inalatória geral e em seguida é feita uma pequena incisão na região do abdômen para a retirada do útero e dos ovários. O tempo de cirurgia leva em torno de 1 hora.

Após o procedimento cirúrgico, a fêmea ficará na recuperação anestésica e em seguida será liberada para voltar para casa. O médico veterinário irá prescrever os medicamentos necessários para uma recuperação tranquila e sem dor.

Ela ficará com uma roupa cirúrgica para evitar que coloque a boca na incisão para que não contamine e nem arranque os pontos.
Um leve repouso será recomendado mas ela seguirá com sua vida e rotina habitual.

Quando devo castrar a fêmea?

Gatas – Segundo a recomendação dos veterinários, a castração de gatas é mais segura a partir de 8 semanas e antes do primeiro cio que ocorre em torno de 6 meses.

Cadelas – Já nas cadelas, a idade para a castração irá depender da raça e do porte do pet. Porém, no geral, as fêmeas não devem ser castradas antes de completarem 3 ou 4 meses de idade. Castrar a fêmea antes desse período pode causar incontinência urinária.

Após esse período de 3 ou 4 meses, o momento ideal de castração indicado pelos veterinários é antes de atingir a maturidade sexual, ou seja, antes do primeiro cio, que ocorre em torno de 8 meses de idade.

Porém, é importante ficar atento porque o período exato depende da raça e do porte do animal de estimação, além de características individuais . Raças pequenas costumam ciclar mais cedo, já as raças maiores eventualmente mais tarde.

Se você tem um cão ou gato fêmea e ainda não realizou a castração, é muito importante que consulte um veterinário de confiança para que ele possa analisar a sua pet e indicar o melhor momento para realizar o procedimento.

Pin It

» Cuidados » Quando devo castrar a fêmea
Em
By
, , , , , , , , , , , , ,

« »