Saiba quais são os problemas que os fogos de artifício causam para cachorros

Cuidados, Novidades Comments (0)

Para algumas pessoas, fogos de artifício são sinônimo de festa, celebração e alegria, mas não é assim que funciona para os pets. Por possuírem a audição mais aguçada, são mais sensíveis ao barulho e se assustam com mais facilidade. A falta de compreensão do que acontece desperta no animal o instinto de proteção e fuga.


Apesar da queima de fogos ser momentânea, o estresse causado por ela pode durar dias. O barulho deixa os animais inquietos, ansiosos e irritados, podendo atingir uma sensação de pânico. Em reação eles fogem, tentam se abrigar em qualquer local independente do tamanho, perigo, altura, muitas vezes se machucando ou ainda saem correndo e sem querer vão parar em locais movimentados, como as ruas, avenidas correndo o risco de acidentes

Algumas precauções

É muito importante estar próximo ao pet em um local tranquilo, com as janelas e portas fechadas. Aparente tranquilidade e faça de conta que nada está acontecendo. Colocar um chumaço de algodão nos ouvidos pode ajudar a reduzir o incômodo Brinque com ele, dê um petisco, tente distraí-lo. Permita que o animal se esconda em um local onde se sinta seguro, mas fique de olho para evitar que ele se machuque. Caso o animal fique muito estressado durante os fogos, o tutor pode procurar um médico veterinário.

Aposte no truque do pano

A técnica consiste em atar o cachorro com um pano de um modo que a circulação sanguínea das regiões extremas do corpo seja estimulada, amenizando assim as tensões localizadas no dorso do animal e diminuindo sua irritabilidade.
Amarre o pano no cachorro de forma que a faixa englobe peito e dorso (formando um oito) e finalize dando um nó na parte traseira, mas certifique-se que não esteja exatamente sobre a coluna. Lembre-se de não apertar muito a faixa. Ela não pode ficar muito apertada no corpo do cão, causando desconforto ou incômodo. É importante fazer antes de iniciar os fogos.

Pin It

» Cuidados, Novidades » Saiba quais são os problemas...
Em
By
, , ,

« »