motivos-para-adotar-um-pet

8 motivos para adotar um pet

Cuidados Comments (0)

Os dados sobre o abandono de pets no Brasil são comoventes. De acordo com uma pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), somente aqui no país existem mais de 30 milhões de cães abandonados em abrigos e nas ruas, esperando somente por um lar. Por outro lado, 44,13% dos lares brasileiros possui ao menos um cão, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Essas informações mostram que, apesar do número alto de animais abandonados, os lares brasileiros são povoados por nada menos do que 52,2 milhões de pets.

Como os números não mentem e mostram que o brasileiro é um apaixonado por pets, a pergunta que paira no ar é: porque, então, mais de 20 milhões de bichinhos estão abandonados nas ruas e tornam-se alvos de maus-tratos constantes, vítimas da fome e de atropelamentos.

Esta triste realidade pode ser invertida com conscientização da sociedade da importância da adoção responsável, que é um ato de amor que pode salvar vidas de pets carentes. Por isso, no post de hoje, separamos oito motivos para você adotar um deles. Acompanhe:

1. Adotar é uma forma de trazer um novo conceito para a sua vida

Gratidão: é um dos principais valores, entre outros ensinamentos, que a adoção de um pet traz para a vida do tutor. A partir de uma adoção as pessoas podem entender melhor o que significa ser grato, pois é exatamente este sentimento que o cão consegue transmitir.

2. Diminui o número de animais abandonados nas ruas e em abrigos

Todos os pets merecem uma vida digna, regada com muito amor e proteção. Por esse motivo, ao concretizar uma adoção responsável você está proporcionado uma vida de mais qualidade para o pet.

Além disso, ao adotar o animal de um abrigo você estará, automaticamente, salvando mais de uma vida, pois o espaço do seu novo melhor amigo será disponibilizado a outro animal de rua que será resgatado.


3. Ter um pet em casa = felicidade para o lar

Do mesmo modo em que você pratica o bem para o pet, ele também se esforça para proporcionar momentos de alegria para sua vida. Na verdade, o sentimento de felicidade estará
presente para a família toda.


4.Você estará resgatando uma vida

Como os pets de rua estão vulneráveis a diversos tipos de maus-tratos e riscos de vida, ao adotar, você estará garantindo que ele tenha uma oportunidade de sobreviver e de desfrutar de uma vida feliz e saudável com alguém que o ama.

 

5. Ter um pet em casa faz bem para a saúde

Vários estudos já mostraram o bem que um pet faz à saúde das pessoas. Além disso, ter um animalzinho em casa resulta em passeios que estimulam os exercícios, melhoram a pressão sanguínea e evita que o dono apresente indícios de depressão, ansiedade ou estresse.


6. Economiza o seu dinheiro

Quando você adota você economiza dinheiro, afinal, não vai comprar nada. Outra vantagem: como a maioria dos pets que são adotados são Sem Raça Definida (SRD), eles são mais resistentes que os de raça e por esse motivo ficam menos doentes. Assim, consequentemente, não geram tanta
despesa.


7. Não terá surpresas, caso opte pela adoção de um pet adulto

Apesar de muitas pessoas terem receio de adotar um pet adulto por acreditarem que terão dificuldades da adaptação em seu novo lar, pensar dessa forma é um erro.


Uma vez que os animais acolhidos nessa fase são mais gratos por serem adotados adultos. Também não haverá surpresas, como crescer mais que o esperado, chorar durante a noite ou apresentar um comportamento diferente de quando era filhote. Além disso, a maioria já vem castrada.


8. Você não financia o sofrimento do mercado de pets

O mercado que negocia a vida dos pets pode ser muito cruel com eles, infelizmente. Na maioria das vezes, os criadores (donos das fábricas de filhotes) exploram os animais de raça forçando que eles se reproduzem incessantemente para gerar os filhotes que são comercializados.


Na maioria dos casos, nesses criadouros, os animais não recebem nenhum atendimento médico e vivem em ambiente com pouca ou nenhuma higiene, submetidos a situações degradantes. Ao adotar, você não corre o risco de financiar este tipo de crueldade.

Já pensou em adotar um cão ou gato pela adoção responsável? Tem vontade de adotar um animalzinho carente ou já adotou? Conte para a gente nos comentários ou compartilhe a sua experiência sobre adoção responsável conosco!

Pin It

» Cuidados » 8 motivos para adotar um...
Em 12 de maio de 2017
By
, ,

« »