A Clínica



São inúmeros os fatores que um profissional veterinário precisa levar em conta quando se depara com o paciente e seu tutor. Nunca na história da humanidade o homem teve um relacionamento emocional tão estreito com seus animais de estimação. O profissional clínico abraça hoje não só o pet, mas também sua família. A ele cabe, além de diagnosticar a doença e tratar o paciente, difundir a importância e os benefícios que os animais proporcionam à humanidade e à saúde do homem, para que cobremos da sociedade o respeito às diferenças e a responsabilidade pela proteção e cuidado com as outras espécies.

Cada paciente deve ser acompanhado de forma única de acordo com suas características e da sua família, para definição da melhor conduta, já que muitos fatores podem influenciar no tratamento do paciente pet como: colaboração do paciente à terapia escolhida, situação econômica familiar, situação emocional dos envolvidos, idade do animal, idade e perfil dos tutores, disponibilidade de tempo etc.

O trabalho não deve se limitar ao exame clínico e à interpretação de exames laboratoriais. Nós da FOXVET sabemos que, desde o momento em que o pet entra em nosso consultório, ele deve ser observado. Muitas coisas são ditas através de posturas, posições de orelhas, cauda e acima de tudo olhares.

O bom atendimento leva em conta também as características do paciente. Cães agitados devem ser contidos mais firmemente; os temerosos e ansiosos necessitam de mais conversa; os que estão com dor, mais paciência. Já os felinos, estes são um capítulo à parte: todo o ritmo de movimentos e o tempo de atendimento devem ser mais lentos, a fala mais mansa e o toque mais doce. Como os gatos se expressam de forma mais silenciosa, nos casos de doenças o exame clínico deve ser ainda mais detalhado e, às vezes, se faz necessário um número maior de exames complementares.

SAIBA MAIS