Neurologia Veterinária

Neurologia Veterinária - O que é?

Neurologia veterinária é uma especialidade que trata dos distúrbios do sistema nervoso dos animais. É a especialidade médica responsável pelo diagnóstico e tratamento de todas as categorias de doenças que envolvem o sistema nervoso central e periférico.

As alterações neurológicas em cães e gatos são as mais variadas, abrangendo desde a epilepsia idiopática, viroses, infecções até neoplasias cerebrais (tumores).

Neurologia Veterinária - Sintomas que podem estar presentes nas doenças neurológicas em pets

• Convulsões;
  • Paralisias de membros total ou parcial;
  • Alterações de comportamento;
  • Perda de equilíbrio e falta de coordenação motora;
  • Cabeça pendendo ou torta;
  • Cegueira súbita;
  • Dificuldade de respirar ou engolir;
  • Andar compulsivo e incessante entre outros.

Neurologia Veterinária - Importância

Quando um problema neurológico está presente, é possível perceber mudanças sutis ou intensas no comportamento do pet e na sua movimentação.

É muito importante ficar atento, e ao perceber algo estranho, é essencial levar o pet ao médico veterinário para que ele possa através de exame físico e exames complementares obter um diagnóstico preciso.

Descobrindo precocemente um problema neurológico, é possível tratar e retardar o avanço da doença, mantendo a qualidade de vida do pet.

A neurologia veterinária atua para amenizar os sintomas, controlar o avanço de doenças neurológicas e se possível, curar a doença.

Neurologia Veterinária – FOXVET