Ortopedia Veterinária
Para atender ao seu animal contamos
com uma equipe multidisciplinar.
Tudo para proporcionar o melhor atendimento.
Os animais de estimação geralmente tendem a ser ativos e brincalhões. Os gatos adoram pular e escalar, os cães adoram passear e correr, consequentemente podem ocorrer acidentes ortopédicos como fraturas. Doenças genéticas, nutricionais, câncer, além do avanço da idade também são fatores que predispõem os animais a problemas nos ossos e articulações.
Para tratar desses problemas, a ortopedia veterinária é a mais indicada.
Ortopedia Veterinária – O que é?
A ortopedia veterinária é uma especialidade voltada para diagnosticar e tratar casos traumatológicos, como luxações e fraturas, e outras patologias relacionadas aos ossos, ligamentos e articulações dos animais.
A ortopedia veterinária tem avançado no desenvolvimento de técnicas cirúrgicas modernas proporcionando cada vez mais qualidade de vida para os pets.
Ortopedia Veterinária – Qual a importância?
Devido ao alto grau de atividade, tanto cães quanto gatos, estão sujeitos a sofrerem traumas, luxações e fraturas que podem prejudicar sua saúde e qualidade de vida. Além disso os animais estão sujeitos a desenvolverem doenças de caráter genético, degenerativo entre outros.
Essas patologias quando não tratadas adequadamente, resultam em diminuição da qualidade de vida, podendo levar ao desenvolvimento de outros problemas, inclusive, reduzindo a expectativa de vida do animal de estimação.
A ortopedia veterinária atua na prevenção orientando e conscientizando os tutores sobre a predisposição das doenças ortopédicas de acordo com a raça e a espécie.
A ortopedia veterinária atua no diagnóstico e tratamento completo, tanto clínico quanto cirúrgico, de doenças e traumas ortopédicos, visando a melhor qualidade de vida e saúde do pet.
O ortopedista veterinário examina e solicita exames complementares para diagnosticar a patologia, a localização e o grau da lesão. Com base no diagnóstico, o especialista define e conduz o tratamento mais adequado para cada caso.
Ortopedia Veterinária – Quais os problemas ortopédicos mais comuns?
Luxação de patela – Afecção congênita. O tratamento pode ser por meio de fisioterapias, medicamentos ou cirurgia, dependendo de sua gravidade e grau de avanço.
Fraturas – Normalmente ocorrem devido a traumas, mas existem casos de fraturas patológicas causadas por doenças ou avanço da idade. Dependendo da gravidade da fratura, há a necessidade de cirurgia ortopédica para a reparação do osso fraturado.
Ligamento cruzado – É uma estrutura do joelho, com o papel de estabilizar a articulação. Em cães é comum ocorrer a ruptura desse ligamento, sendo necessária a cirurgia ortopédica corretiva.
Alterações de coluna – É um problema muito comum, principalmente em pets que moram em casas com escadas e que costumam subir e pular de camas, sofás e outros móveis. Também podem se desenvolver por predisposição genética e desgaste da idade. Normalmente é necessário realizar fisioterapia, ozonioterapia e tratamentos medicamentosos e, em alguns casos, cirurgia.
Displasia Coxofemoral – É uma alteração do desenvolvimento que afeta a cabeça do fêmur no encaixe com o coxal. Seu desenvolvimento tem caráter genético e também ocorre pelo envelhecimento e desgaste articular. A displasia coxofemoral pode ser agravada por fatores nutricionais, sobrepeso e pelo meio ambiente em que vive o pet. Os sinais da doença apresentam claudicação unilateral ou bilateral, dorso arqueado, alteração postural, peso corporal deslocado para os membros anteriores, rotação lateral dos membros e caminhar desequilibrado.
Ortopedia Veterinária – Quais os sinais de problemas ortopédicos em pet?
Um dos principais sinais de problemas ortopédicos em pets é a dificuldade de locomoção, porém, existem diversos outros sintomas que podem indicar que seu pet está sofrendo de alguma doença ortopédica:
- Dificuldade ou demora para se levantar ou se deitar;
- Dor ao se movimentar;
- Redução do apetite;
- Dificuldade para urinar e/ou defecar;
- Evitar se apoiar ou usar um determinado membro ao se mover;
- Morder ou lamber excessivamente alguma parte do corpo;<
- Passar muito tempo em uma mesma posição ou se mover muito pouco;
- Passada errônea ou inadequada;
- Perda de interesse nas atividades e brincadeiras que adora.
Ao observar qualquer um desses sintomas, é fundamental consultar um veterinário de confiança para que ele verifique e faça os exames necessários para diagnosticar e tratar um possível problema ortopédico em seu pet.
Ortopedia Veterinária – FOXVET
A FOXVET preza pela saúde e bem-estar do seu pet, focada nas necessidades e qualidade de vida do seu animal e da sua família.
Aqui na FOXVET seu pet será acolhido com carinho, profissionalismo e responsabilidade.
A FOXVET está sempre acompanhando a evolução da medicina, modernizando os equipamentos e atualizando seus procedimentos e seus profissionais.
Entre agora em contato e venha conhecer a FOXVET.
[email protected]