Tratamento Periodontal Veterinário

Para atender ao seu animal contamos
com uma equipe multidisciplinar.
Tudo para proporcionar o melhor atendimento.

 

A periodontia veterinária é uma especialidade da odontologia responsável pelos cuidados da gengiva e demais estruturas ao redor dos dentes dos animais.

Sintoma como o mau hálito é um grande indício de que há algo errado com a saúde oral.

Isso pode significar que seu pet precisa de um tratamento periodontal.

Tratamento Periodontal Veterinário – O que é?


O periodonto é formado por estruturas responsáveis por proteger e sustentar os dentes na boca, é composto pela gengiva, osso alveolar e ligamentos periodontais.

O tratamento periodontal veterinário é necessário quando o pet apresenta alterações nas gengivas como inflamação (gengivite), sangramento e dentes com mobilidade. O mau hálito e a formação de tártaro são consequências do acúmulo de placa bacteriana. A presença destes sinais indica que já há um problema instalado.

As doenças periodontais atingem cerca de 80% dos cães e gatos na fase adulta e costumam passar despercebidas. Por esse motivo, é importante saber como se manifesta, quais são os tratamentos e como prevenir.

Tratamento Periodontal Veterinário – Como a doença periodontal se desenvolve?


Inicialmente ocorre com o acúmulo da placa bacteriana na gengiva, e o primeiro sinal é o mau hálito. Logo em seguida surge a inflamação da gengiva (gengivite).
Conforme a doença avança, ocorre a retração da gengiva, permitindo que as bactérias alcancem os ligamentos periodontais e o osso alveolar, momento em que a gengivite se transforma em periodontite.
Gradativamente, as bactérias vão destruindo toda a estrutura periodontal, causando a perda da sustentação, mobilidade dental e por fim a perda dos dentes.
 

Tratamento Periodontal Veterinário – Como é o tratamento?


O tratamento aplicado dependerá do estágio em que o problema se encontra.

Na fase da gengivite, é feita a remoção do tártaro e da placa bacteriana, com uma limpeza geral da boca. Caso a gengiva esteja inflamada, o veterinário especialista irá indicar quais medicamentos seu pet deverá tomar.

Na fase em que a doença está avançada, é feita raspagem das raízes e eventualmente a remoção dos dentes acometidos. Em alguns casos, pode ser feito um enxerto ósseo para preservar e manter os dentes na boca, preservando a qualidade de vida do pet.

Tratamento Periodontal Veterinário – Prevenção


É muito importante, cuidar da saúde bucal do pet desde os primeiros meses de vida.

Escovação – É recomendada a realização da escovação, no mínimo 3 vezes por semana. É importante acostumar o pet com as escovações desde pequeno, assim, ficará mais fácil realizar o procedimento. Utilize escovas e pasta de dentes adequadas, jamais use pastas de humanos, pois contém flúor e sabão em sua composição, o que pode ocasionar intoxicação ou irritação gástrica. Existem pastas específicas para uso veterinário.

Alimentação – Ofereça ração de qualidade, pois ajudará a preservar mais os dentes e as gengivas.

Brinquedos e petiscos – Existem brinquedos e petiscos próprios para que, tanto os cães quanto os gatos, possam mastigar e remover as placas bacterianas, evitando o acúmulo.

Consultas de rotina – Adotar o hábito de marcar consultas periódicas para garantir que o pet esteja sempre saudável é fundamental para cuidar de sua saúde bucal e sua saúde em geral.

Tratamento Periodontal Veterinário – FOXVET


A FOXVET preza pela saúde e bem-estar do seu pet, focada nas necessidades e qualidade de vida do seu animal e da sua família.

Aqui na FOXVET seu pet será acolhido com carinho, profissionalismo e responsabilidade.

A FOXVET está sempre acompanhando a evolução da medicina, modernizando os equipamentos e atualizando seus procedimentos e seus profissionais.

Entre agora em contato e venha conhecer a FOXVET.

(11) 2729-8082

(11) 98223-9638 (WhatsApp)

atendimento@foxvet.com.br