Dermatologia Veterinária

Dermatologia Veterinária

A dermatologia veterinária é a especialidade que estuda enfermidades que atingem a pele, orelhas e unhas dos animais. O médico veterinário clínico é apto para avaliar, diagnosticar e tratar doenças dermatológicas, mas alguns casos devem ser examinados e acompanhados por um veterinário dermatologista.

Dermatologia veterinária: Que recursos o dermatologista veterinário utiliza?

As doenças dermatológicas podem apresentar muitos sintomas e aspectos semelhantes entre elas. Podem ser únicas ou associadas. Por esse motivo a dermatologia veterinária requer exames complementares como citologia, culturas fúngica ou bacteriana, exames de sangue, testes de alergia, biópsias entre outros. Eles fazem parte da rotina do clínico veterinário e são fundamentais para o correto diagnóstico.

Dermatologia veterinária: Doenças dermatológicas veterinárias mais comuns:

São muitas as afecções que se manifestam na pele, sejam de causa primária ou secundária. Existem patologias de baixa incidência e outras até mesmo raras, mas algumas são mais frequentes na rotina clínica.
• Dermatologia veterinária em cães:
Dermatites: Causadas por diversos fatores e relacionadas com a quebra da barreira imunológica da pele, como por exemplo parasitas, alergias, ressecamento da pele, excesso de oleosidade da pele, doenças metabólicas, endócrinas, auto-imunes etc. Sintomas comuns são queda de pelos, coceira, cheiro excessivo, secreção nos olhos entre outros.
Sarnas:
Existem dois tipos:
*Sarcóptica, pode ser transmitida ao homem e, por esta razão, demanda urgência em seu tratamento. Entre os sintomas estão queda de pelos e coceira.
*Demodécica, a transmissão dessa sarna ocorre da mãe para o filhote no momento do parto e ela não é transmissível de animal para animal nem do pet para o homem. Pele irritada e vermelha e queda de pelo são frequentes e seu aparecimento é comum em momentos de baixa imunidade. A doença não tem cura mas tem controle.
Alergias: A alergia é um quadro extremamente frequente em cães e podem ser divididas em alergia a picada de pulgas e ectoparasitas, alergias alimentares e atopia (alergia a vários agentes).
Otites: A otite é a afecção do conduto auditivo e pode ocorrer por diversos fatores como alergia, parasitas, bactérias, fungos, excesso de cera, obstrução do conduto etc.
• Dermatologia veterinária em gatos:
Micoses: Podem ser transmissíveis ao ser humano. Acarretam queda excessiva de pelos, coceiras e grandes irritações. Geralmente causadas por contato do felino com terra e outros animais infectados (inclusive humanos).
Esporotricose: Causada por um fungo, pode acometer animais e humanos, afeta a pele, mas pode chegar aos ossos e pulmões.
Ocorre quando o pet está com alguma ferida aberta e interage com material ou outro animal contaminado.
A piodermite, acne felina e alergias também são comuns na clínica felina.

Dermatologia veterinária: Quando devo levar meu pet ao veterinário por causa de alterações da pele?

Fique atento se observar em seu pet:

• Feridas que não cicatrizam;
  • Pontos avermelhados;
  • Manchas na pele;
  • Áreas que perderam a cor natural;
  • Descamação demasiada e semelhante a uma “caspa”;
  • Pele oleosa, pelos quebradiços ou sem brilho;
  • Pele ressecada;
  • Prurido excessivo;
  • Sensibilidade extrema ao toque;
  • Nódulos ou caroços;
  • Movimentação irregular da cabeça;
  • Presença de parasitas como pulgas e carrapatos em grande quantidade;
  • Queda de pelagem gerando falhas na cobertura do corpo.

Dermatologia veterinária: Tratamento ideal para cães com doenças de pele

O tratamento mais eficaz para cada caso vai depender do diagnóstico. Podem ser prescritos medicamentos de uso tópico, como xampus e loções, medicamentos orais ou injetáveis como vitaminas, antibióticos, antifúngicos, antialérgicos ou antiparasitários. E, em alguns casos, podem ser necessárias mudanças alimentares.

Ao notar que seu pet apresenta algum sintoma que possa caracterizar doença dermatológica animal, leve-o imediatamente até a FOXVET.

Dermatologia Veterinária – FOXVET