Castração Veterinária de Cães e Gatos

A castração veterinária é uma das medidas
mais importantes para o controle populacional
dos pets, para evitar diversos problemas
de saúde nos pets e para aliviar diversos
efeitos comportamentais.

 

Castração Veterinária de cães e gatos


A castração de cães e gatos é uma das medidas mais importantes para o controle populacional dos pets e, ainda, contribui para a longevidade e bem-estar dos animais. O procedimento também é uma importante ferramenta da medicina preventiva, uma vez que reduz problemas de saúde e impacta na redução das complicações decorrentes de questões comportamentais.

Castração Veterinária de cães e gatos – O que é?


A castração é um procedimento cirúrgico para a remoção das glândulas sexuais produtoras de hormônios. Nos machos são retirados os testículos e nas fêmeas são retirados os ovários e, para evitar doenças, também o útero.

Castração Veterinária de cães e gatos – Por que castrar?


Fêmeas
Além do controle populacional, um dos maiores motivos para realizar a castração de fêmeas, tanto caninas quanto felinas, está na redução expressiva do desenvolvimento de câncer de mama (em torno de 80%), doença com alta prevalência nessas espécies, principalmente nas cadelas. Para essa redução a fêmea deve ser castrada antes do primeiro cio (período de sangramento que sinaliza o momento reprodutivo), que ocorre em torno de 8 meses de idade. O procedimento também elimina a possibilidade de desenvolver doenças uterinas como câncer de útero e piometra, que é uma severa infecção desse órgão ocasionada pelo desequilíbrio hormonal e que pode levar à morte, além de pseudociese (conhecida como gravidez psicológica), quadro bastante comum em fêmeas não castradas. Portanto a castração de cadelas e gatas antes do primeiro cio representa um importante aliado na qualidade de vida e longevidade da fêmea. No campo comportamental a castração reduz as brigas entre as fêmeas e os acidentes decorrentes de fugas no período do cio. As cadelas ciclam a cada 6 meses e as gatas no Brasil podem entrar no cio mensalmente, uma vez que ele é induzido pela luminosidade nessa espécie. As felinas apresentam transtorno comportamental mais exacerbado nesse período, o que pode ser extremamente problemático para o convívio familiar e social.
Machos
Os machos castrados antes da maturidade sexual, por volta de 8 meses de idade, apresentam forte redução da marcação de território, que pode ser bastante incômoda para os tutores, principalmente se moram em apartamento. Isso nada mais é do que o instinto de marcar o domínio sobre um espaço e seu grupo, estimulado por vários motivos. O pet faz isso liberando pequenas quantidades de urina em cantos da casa ou também sobre objetos.
Comportamento e temperamento – Animais não castrados tendem a ser mais agitados e agressivos. Dependendo da raça e da espécie, fica mais difícil manter um comportamento constante e calmo. Por esse motivo a maioria das creches e hotéis não aceitam pets não castrados.
Fugas e brigas – Os gatos são animais independentes que costumam se aventurar pela vizinhança, principalmente os não castrados. É comum que ocorram fugas e brigas por disputa de acasalamento, e acidentes como atropelamentos, tanto em gatos quanto em cães. A castração veterinária inibe esse comportamento trazendo segurança, reduzindo complicações e sofrimentos.
 
 
 
 

Castração Veterinária de cães e gatos – Como é feita a cirurgia?


Nos machos, tanto em cães como em gatos, a cirurgia é pouco invasiva, pois consiste na retirada dos testículos que se encontram na parte externa do corpo, dentro da bolsa escrotal. O procedimento dura em torno de 30 minutos e entre as possibilidades anestésicas pode-se feito uma anestesia geral superficial associada a um bloqueio anestésico local entre outras. O uso de roupa cirúrgica ou colar protetor é indicado para evitar que o cão coloque a boca no local da sutura. Essa cirurgia é chamada de Orquiectomia .

Nas fêmeas, a cirurgia é mais invasiva pois é necessário realizar uma incisão no abdômen para remover o útero e os ovários e é chamada de Ovariohisterectomia e as anestesias mais indicadas são a epidural ou peridural e a anestesia inalatória. Mas o paciente deve ser avaliado pelo anestesista que optará pela anestesia mais indicada para cada caso. Ambos os procedimentos devem ser em centro cirúrgico, com material totalmente esterilizado e realizado por um cirurgião veterinário, um auxiliar e anestesista veterinário.

Castração Veterinária de cães e gatos – Quando fazer?


Todos os cães e gatos podem fazer a castração; no entanto, o período indicado para a castração é muito relativo, pois depende de diversos fatores como espécie, gênero, maturação hormonal, condições de saúde, entre outros.

É fundamental que o pet tenha tomado todas as vacinas antes de realizar a castração e que esteja totalmente saudável para o procedimento.

Apenas o médico veterinário pode dizer o momento ideal para realizar a castração em seu pet após análise e exames.

Castração veterinária de cães e gatos – Centro Cirúrgico FOXVET


A cirurgia de castração, independentemente do tipo, requer uma avaliação clínica, exame de sangue e avaliação cardiológica. É fundamental que a castração ocorra em um centro cirúrgico, em ambiente controlado, com os equipamentos ideais e esterilizados, o paciente monitorado através de aparelhos e realizado por profissionais capacitados.

Castração veterinária de cães e gatos – Pós Cirúrgico


A cicatrização da cirurgia de castração deve acontecer entre 7 e 10 dias após o procedimento. No pós-operatório o pet deve usar roupa cirúrgica ou um colar elizabetano para evitar que lamba ou comprometa as suturas. É importante que o dono do pet tenha estes itens em mãos quando for buscá-lo.

Normalmente, o animal retorna à rotina habitual já no segundo dia pós-castração. Pede-se apenas para evitar grandes esforços. Dois retornos para avaliação são solicitados durante a recuperação, após 3 dias e após 7 dias a 10 dias para a retirada dos pontos. O paciente receberá medicamentos no pós- cirúrgico imediato e serão prescritos medicamentos para tomar em casa, evitando assim desconfortos e infecções.

Castração Veterinária – FOXVET


A FOXVET possui profissionais qualificados e experientes para realizar a castração veterinária de cães e gatos. Oferecemos uma estrutura clínica e cirúrgica completa, equipamentos para monitoração, oxigênio e área de recuperação no pós-operatório

Aqui na FOXVET seu pet será acolhido com carinho, profissionalismo e responsabilidade e você terá suporte da equipe no pós-operatório.

A FOXVET está sempre acompanhando a evolução da Medicina, modernizando os equipamentos e atualizando seus procedimentos e seus profissionais.

Entre agora em contato e venha conhecer a FOXVET.

(11) 2729-8082

(11) 98223-9638 (WhatsApp)

[email protected]