Vacinas Veterinárias

Vacinas veterinárias e sua importância

Manter a carteirinha de vacinação de seu pet em dia é essencial para garantir a qualidade de vida e a saúde dele.

A vacinação veterinária é o método de proteção mais eficaz e confiável contra doenças infecciosas. A maioria dessas doenças podem ser evitadas através do protocolo de vacinação adequado para cada espécie.

É fundamental que todos os pacientes sejam avaliados pelo veterinário para se certificar de que o pet está apto para receber a vacina.

As vacinas devem ser mantidas refrigeradas em temperatura controlada para garantir sua eficácia e segurança.

Na FOXVET são utilizadas vacinas da mais alta confiabilidade no mercado e o controle da temperatura das geladeiras é constante, através de termostato, sendo aferida 2 vezes ao dia.

Vacinas veterinárias - Vacinas para os cães

• V8 ou V10– Vacina contra cinomose, hepatite, parainfluenza, leptospirose, coronavirose, parvovirose, entre essas doenças estão as de maior gravidade e alta taxa de mortalidade, principalmente em filhotes.
  • Vacina contra Bordetella bronchiseptica, conhecida como gripe canina ou tosse dos canis, acomete o sistema respiratório.
  • Vacina contra raiva- doença grave que acomete o sistema nervoso e é transmissível ao homem.
  • Vacina contra a giardíase canina, protozoário comum e transmissível ao homem.
  • Vacina contra Leishmaniose- doença transmitida por mosquito.

Vacinas para gatos

• Vacina Tríplice V3: protege contra duas das doenças respiratórias mais comuns nos gatos, a rinotraqueite e a calicivirus, e protege também contra a panleucopenia, uma doença que ataca os sistemas digestivo e sanguíneo de forma mais grave.
  • Vacina Quádrupla V4: previne as mesmas doenças que a V3 (citadas acima) e ainda protege o animal contra clamidiose.
  • Vacina Quíntupla V5: previne as mesmas doenças que a V4 (citadas acima) e também contra a leucemia conhecida como FELV, que é a causa de um dos mais altos índices de mortalidade entre gatos. A prevenção da leucemia felina é possível e essencial para aumentar as chances de longevidade de seu gato. Nem todos os gatos devem receber a V5, consulte nossos médicos veterinários.
  • Vacina contra raiva

Vacinas veterinárias – Calendário de vacinação para cães

• V8 e V10 – A partir de 6 a 8 semanas - Deve ser feita com intervalo de 3 a 4 semanas, finalizando após 16 semanas de vida. Reforço anual com dose única.
  • Gripe Canina – A partir de 8 semanas, existem diferentes apresentações no mercado. Reforço anual com dose única.
  • Giardia – A partir de 8 semanas - São duas doses iniciais com intervalo de 3 a 4 semanas. É interessante realizar o exame de fezes antes da aplicação da vacina. Reforço anual com dose única.
  • Antirrábica – A partir de 12 semanas, dose única. Reforço anual com dose única.
  • Leishmaniose – A partir de 4 meses - São necessárias 3 doses iniciais com intervalo de 21 dias entre elas. É obrigatório o exame de Leishmaniose antes do esquema vacinal, para que a imunização tenha validade diante do Ministério da Saúde. Reforço anual em dose única.
  • São necessárias 3 doses iniciais com intervalo de 21 dias entre elas. É obrigatório o exame de Leishmaniose antes do esquema vacinal, para que a imunização tenha validade diante do Ministério da Saúde. Reforço anual em dose única.

Calendário completo de vacinação para gatos:

• Tríplice, quádrupla ou quíntupla- Na primeira vacinação devem ser administradas 2 ou 3 doses com intervalo de 3 a 4 semanas entre elas.
  • Antirrábica – A partir dos 4 meses de vida, dose única.

O esquema de vacinação anual pode ser individualizado no caso dos felinos.

Vacinas Veterinária – FOXVET