Anestesia Veterinária Cão e Gato

Uma das áreas que mais tem evoluído nos últimos tempos na
veterinária é a anestesiologia, uma especialização fundamental
para garantir o bem-estar e a segurança dos animais.

 

Anestesia Veterinária Cão e Gato – O que é?


Anestesia é o estado de total ausência de dor durante um procedimento. Uma anestesia correta e bem feita deve submeter o paciente a um quadro de analgesia, hipnose, relaxamento muscular e amnésia, gerando conforto e segurança ao pet. Ela pode ser geral, isto é, para o corpo todo, ou parcial, também chamada local ou regional, quando apenas uma região do corpo é anestesiada e também pode ser realizada em técnicas combinadas.

Anestesia Veterinária Cão e Gato – Quem realiza?


Uma das áreas que mais tem evoluído nos últimos tempos é a anestesiologia, uma especialização fundamental para garantir o bem-estar e a segurança dos animais. O anestesista veterinário é um médico veterinário especializado em anestesia.

Anestesia Veterinária Cão e Gato – Quando é necessária?


Existem três principais situações em que a anestesia veterinária é necessária:

*Procedimento cirúrgico – Seja em uma castração, cirurgia ortopédica, odontológica ou até mesmo em uma intervenção simples como a remoção de um pequeno cisto, é necessária a aplicação da anestesia, seja geral ou local, para que o pet não sinta nenhuma dor e se mantenha imóvel durante o procedimento.

*Exames e diagnósticos – A necessidade da utilização de anestesia varia de acordo com o tipo de exame. Caso seja necessário realizar uma biópsia é recomendada a anestesia para impedir que o animal sinta dor. Mesmo em exames não invasivos, é necessário o uso de anestesia sedativa para aquele pet que não aceita ser manipulado, apresentando agressividade e inquietação ou em procedimentos em que o paciente deve ficar imóvel como, por exemplo, tomografia e ressonância.

*Procedimentos ambulatoriais – Em procedimento simples como tratamento de feridas, pequenos procedimentos ou em casos de animais agressivos que não permitam facilmente a manipulação.

Anestesia Veterinária Cão e Gato – Tipos e técnicas de anestesia


Existem diversos tipos de anestesias, porém são classificadas em dois grupos:

Anestesia local – É a aplicação de medicamento com o objetivo de promover o bloqueio dos impulsos nervosos do local onde será realizado o procedimento. O animal não fica inconsciente, apenas perde a sensibilidade na região da aplicação. É muito utilizada em procedimentos pouco invasivos, superficiais e rápidos.
Anestesia geral – É a aplicação de medicamento que provoca a perda de consciência do animal, ou seja, o paciente fica completamente sedado, imóvel e sem percepção de dor por um determinado período. A técnica é muito utilizada em procedimentos cirúrgicos como a castração, cirurgias gerais, ortopédicas, entre outras. Também é muito usada em casos em que o pet não aceita ser manipulado e é altamente agressivo, mesmo em procedimentos não invasivos. Nesse caso, é utilizado um tipo de anestesia mais superficial, suficiente para que ele permita ser manipulado.
A anestesia geral pode ser:

Inalatória – Considerada a mais segura, pois tem menos efeitos cumulativos e colaterais. Caso haja algum problema durante a cirurgia, basta interromper o gás anestésico que o paciente retorna ao seu estado de consciência. Ou seja, o sedativo fica ativo no organismo do paciente apenas enquanto o gás anestésico estiver sendo inalado. Ao remover a inalação do gás, a anestesia perde seu efeito.
Injetável – Possui efeito mais prolongado no organismo do pet, mas é a melhor escolha para alguns procedimentos. A anestesia é aplicada via intravenosa, fazendo com que o pet entre em estado de inconsciência.
Dentro dessas técnicas a anestesia pode ser feita de forma:
- Balanceada: Associação entre técnicas, como por exemplo, inalatória + intravenosa
- Multimodal: Bloqueio regional
A anestesia geral necessita de monitoramento das funções vitais do paciente pelo anestesista durante o procedimento.
 
 
 

Anestesia Veterinária Cão e Gato – Importância


A anestesiologia é uma ciência complexa e cheia de peculiaridades que abrange conhecimento de diversas áreas da medicina veterinária, incluindo as particularidades das inúmeras espécies e as diferenças de cada paciente como idade, estado de saúde entre outros.

Cabe, portanto ao anestesista veterinário, junto ao médico cirurgião veterinário ou clínico veterinário, a decisão sobre a escolha da melhor anestesia a ser empregada em cada procedimento.

É fundamental que a clínica possua um centro cirúrgico adequado, com protocolos de esterilização, aparelhos de monitoração, oxigênio fixo e a presença de um anestesista veterinário para os procedimentos cirúrgicos e aplicação da anestesia veterinária.

Anestesia Veterinária Cão e Gato – FOXVET


A FOXVET preza pela saúde e bem-estar do seu pet, focada nas necessidades e qualidade de vida do seu animal e da sua família.

Aqui na FOXVET seu pet será acolhido com carinho, profissionalismo e responsabilidade.

A FOXVET está sempre acompanhando a evolução da medicina, modernizando os equipamentos e atualizando seus procedimentos e seus profissionais.

Entre agora em contato e venha conhecer a FOXVET.

(11) 2729-8082

(11) 98223-9638 (WhatsApp)

atendimento@foxvet.com.br