Cardiologia Veterinária

O que é Cardiologia Veterinária?

A Cardiologia Veterinária se trata de uma área de especialização onde o Médico Veterinário estuda as doenças e acometimentos do coração dos animais, podendo estas estarem relacionadas à arritmias, alterações funcionais do coração e má formações do coração e de grandes vasos. . As doenças cardíacas estão entre as patologias mais atendidas na rotina veterinária, principalmente em cães de pequeno porte acima de 6 anos de idade, chegando a índices de 70 a 90% de acometimento, dependendo da predisposição racial. Em raças gigantes, a idade pode ser ainda menor, dependendo também da predisposição racial. Assim, é considerado fundamental a realização de exames clínicos e checkup periódicos, desde as primeiras vacinas, para a detecção de alterações quando falamos em cardiologia veterinária.

Cardiologia Veterinária - Sintomas

Dentre os principais sintomas da cardiologia veterinária, podemos citar:

• Tosse seca (como se estivesse engasgado)
  • Cansaço fácil
  • Respiração ofegante
  • Intolerância a exercícios
  • Cianose (língua roxa)
  • Desmaios
  • Arritmias
  • Pressão alta
  • Pressão baixa
  • Perda de peso acentuada
  • Perda muscular
  • Congestão hepática
  • Hipertensão pulmonar
  • Edema pulmonar
  • Ascite
  • Edema de membros em fases mais avançadas

Cardiologia Veterinária – Doenças mais comuns

Dentre as doenças mais comuns em cardiologia veterinária podemos observar as arritmias, insuficiência de valva mitral, hipertensão pulmonar, cardiomiopatia hipertrófica felina, cardiomiopatia dilatada, estenose de aorta, neoplasias entre outras.

Quando falamos de doenças congênitas (má formações) que acometem os animais jovens, as mais frequentes são a persistência do ducto arterioso e estenose de aorta.

No caso dos felinos as principais doenças são as afecções miocárdicas como cardiomiopatias hipertrófica, restritiva, má formações como os defeitos de septo , displasias de valvas e as arritmias.

Assim como em outras áreas, algumas raças têm mais predisposição para doenças cardíacas veterinárias. Entre elas observamos nos cães pequenos o Cavalier King, Dachshund, Poodle e o Spitz Alemão. Já em cães de raça grande, o Golden Retriever, Rottweiller, Staffordshire e os “bulls”. Quanto aos gatos, Maine Coon, Persas e Ragdoll.

Cardiologia Veterinária – Exames

Os exames mais indicados na área de cardiologia veterinária, são principalmente o eletrocardiograma, ecocardiograma, mensuração de pressão arterial. Outros exames que podem auxiliar no diagnóstico são os exame de fundo de olho (para ver sinais de hipertensão), raio X de tórax, holter, tomografia, exames de sangue e urina.

Cardiologia Veterinária – Tratamentos

O tratamento e controle da doença cardíaca veterinária, depende do diagnóstico em si e do próprio paciente. Geralmente consiste em medicamentos orais, dietas com baixo teor de sódio, controle do peso, atividade física, atividade mental para redução de ansiedade e stress. Em alguns casos a cirurgia pode ser necessária.

O cardiopata é um paciente que requer acompanhamento constante para controle dos sintomas da doença cardíaca. Bem como um estado de alerta constante para o diagnóstico de outras doenças que possam influenciar no bom andamento do tratamento cardíaco.

Cardiologia Pet - FOXVET