A importância da higiene bucal do seu pet

Cuidados Comments (0)

Você sabia que cuidar da saúde bucal de seu pet é tão importante quanto cuidar da nossa?
Sim, seu pet também precisa escovar os dentes e isso é muito importante!
Cuidar da higiene bucal de seu pet não é apenas para manter os dentes brancos e evitar o bafo, mas é importante para eliminar as placas bacterianas que se formam nos dentes e gengivas do amigo de estimação.
O que acontece se a higiene bucal não for feita corretamente?

As placas são ricas em bactérias e podem causar cáries, tártaro e até infecções. Se o caso se agravar, existe a possibilidade de as bactérias penetrarem na corrente sanguínea causando infecções graves, problemas renais, intestinais, hepáticos e cardíacos, podendo levar seu pet a óbito.
Higiene bucal correta de cão e gato

Assim como ocorre com os humanos, os cães e gatos possuem dois tipos de dentição:
• Dentes de leite;
• Dentes permanentes.

A troca da dentição ocorre aproximadamente entre o terceiro e o sexto mês de vida do pet, porém em algumas raças pequenas de cães, pode não acontecer a troca completa dos dentes, portanto, é importante começar a escovação logo nas primeiras semanas de vida.
Como escovar os dentes do pet?
Para escovar os dentes de seu pet é necessário utilizar pasta de dente específica para animais, de preferência com propriedades antibacterianas, não utilize pasta de dente humana pois são tóxicas para eles.
Utilize uma escova de dente indicada pelo médico veterinário, que seja eficiente e não machuque na hora da escovação. Não é recomendado utilizar escova de dentes para humanos pois a escovação pode não ser eficiente.
O ideal é escovar os dentes de seu cão ou gato uma vez por dia ou no mínimo três vezes na semana. Intervalos maiores podem causar acúmulo de placas, o que torna mais difícil a remoção.
Passe a escova por todos os dentes do pet, com delicadeza, não precisa fazer força para não machucar a gengiva. Faça a escovação sem pressa.

No início, você terá de fazer com que seu pet se acostume com a escovação, a dica é tornar a escovação divertida como se fosse uma brincadeira. A pasta para pet não é tóxica e pode ser ingerida, portanto não é necessário enxaguar.
Outros fatores são importantes para manter a higiene bucal de seu pet, como a alimentação adequada, como rações secas que ajudam a eliminar placas e tártaros. Existem petiscos que ao comer, ajudam a limpar os dentes.
Odontologia veterinária

É muito importante levar seu pet periodicamente para consultar de rotina para saber se a escovação está correta e a saúde bucal de seu amigo de estimação está em dia. Isso irá prevenir que problemas e doenças graves aconteçam com os dentes do pet.
Consultar periodicamente o médico veterinário é importante para que possa analisar com eficiência a presença de tártaro ou placas bacterianas e indicar o melhor método para cuidar da saúde bucal de seu pet.

Pin It

» Cuidados » A importância da higiene bucal...
Em
By
, , , , , , , , , , ,

« »