Urina fora da caixinha: Como resolver?
11/12/2019Como evitar fugas de felinos
15/01/2020Infelizmente, nossos felinos envelhecem mais rápido do que queremos e quando a idade chega os cuidados precisam se intensificar.
Os gatos possuem um ciclo de vida que pode ser divido em três partes:
- Filhotes – Nascimento até 1 ano;
- Adultos – 1 ano a 12 anos;
- Idosos ou geriátricos – A partir dos 12 anos de idade.
Com o avanço da idade os cuidados com a saúde e bem estar precisam redobrar. Dessa forma, é possível proporcionar uma vida saudável e confortável.
A vitalidade, agilidade e disposição no felino senior estarão naturalmente diminuídas, muitas vezes ocasionadas por alterações articulares consequentes do envelhecimento
Redução das brincadeiras, da movimentação e saltos em geral, podem significar dor e deve ser avaliado pelo veterinário. A obesidade ocasionada pela diminuição da movimentação associada a um aporte ou escolha de alimento inadequado a essa fase pode gerar obesidade ocasionando outros problemas de saúde como, aumento de colesterol e triglicérides, diabetes, problemas cardíacos entre outros.
Os felinos são animais naturalmente “silenciosos” em seus sintomas, isto é , disfarçam seu mal estar, pois na natureza demonstrar que estão doentes e frágeis os torna presas alvo ao caçadores naturais. Dessa forma é mais difícil para o tutor perceber esses sinais e o veterinário precisa se apoiar mais em exames complementares do que no caso dos cães. Portanto visitas semestrais ao veterinário nessa fase são extremamente necessárias para controle da saúde e bem estar.
Alguns exemplos de problemas comuns na fase geriátrica dos felinos
Problemas cardíacos
Cansaço, ficar ofegante com pouco esforço, alteração respiratória, tosse parecida com engasgos, sopros cardíacos sãos alguns sintomas que podem significar alterações cardiológicas.
Insuficiência renal
É a perda da capacidade do rim de filtrar o sangue adequadamente. Sinais como beber muita água, urinar mais que o normal, urina em local errático, perda de apetite, emagrecimento, anemia podem ser sinais da doença
Articulações, coluna e ossos
Gatos são animais extremamente ágeis e com o avanço da idade os problemas decorrentes do desgaste articular e envelhecimento ocasionarão desconforto e dor constantes. Esse é um dos maiores e mais frequentes motivos para a redução da qualidade de vida dos felinos geriátricos.
Alteraçoes endócrinas:
Dentre os problemas endócrinos o mais comum aos felinos são as alterações de tireóide. Alterações de comportamento, do peso, dermatológicos entre outros, podem ser sinais de endocrinopatias
Dentes
O acúmulo de tártaro ocasiona doenças periodontais como destruição do osso que sustenta os dentes levando a perda dentária, úlceras orais, pioram o complexo gengivite estomatite e lesionam os rins e coração pela bacteremia. É fundamental para a saúde geral a manutenção da saúde oral em qualquer fase da vida, mas principalmente nessa fase mais avançada, aonde queremos preservar rim e coração o mais saudável possível.
Tudo isso mostra o quanto é importante realizar o checkup geriátrico dos felinos. É uma demonstração de respeito e posse responsável para que eles mantenham a saúde e a qualidade de vida que tanto merecem na velhice.