Confira o calendário de vacinação felino
28/05/2020Cuidado com as pulgas!
11/06/2020A higiene é fundamental para a manutenção da saúde e bem-estar de nossos amigos de estimação. Portanto, criar o hábito de dar banho regularmente é extremamente importante para que os pets fiquem protegidos.
Existem procedimentos corretos para que o banho seja bem realizado e o pet fique realmente limpo e higienizado. Devem-se tomar determinados cuidados e utilizar os produtos ideias para que não ocorram problemas como alergias.
A sujeira acumulada na pele e na pelagem de cães e gatos, pode causar mal cheiro e uma série de doenças dermatológicas.
Cada cão ou gato, cada espécie, porte, etc., possuem necessidades específicas com relação à frequência dos banhos e da tosa. Por isso, é importante ficar atento à necessidade de seu pet em específico:
Banho em gatos
Os gatos são conhecidos por serem exigentes com relação à própria limpeza, tomando seu próprio banho usando a língua. Porém, isso não é suficiente para que a higienização seja feita corretamente, pois a lambedura diária retira somente os pelos soltos e a sujeira acumulada na superfície dos pelos, mas as lambidas não são capazes de eliminar a sujeira acumulada profundamente na pele e as bactérias presentes nela.
É importante que os gatos sejam acostumados desde a infância a tomarem banhos e serem escovados com certa frequência.
Porém, a frequência para realizar os banhos nos gatinhos vai depender da raça, da coloração dos pelos e das necessidades do tutor. A escovação pode ser feita com frequência maior, utilizando escova apropriada com cerdas macias. Os felinos que costumam se aventurar fora de casa exigem uma quantidade maior de banhos e higienização, pois podem trazer bactérias nocivas, colocando em risco a própria saúde e das pessoas em casa.
Banho em cães
O banho é importante para o cão e para seus tutores, principalmente aqueles que costumam ficar com o pet em suas camas, sofás, possuem crianças pequenas em casa ou idosos que são mais propensos a contraírem alguma doença, devido ao acúmulo de bactérias.
O ambiente no qual o cão vive, seus hábitos, raça, porte e se possuem muitos ou poucos pelos influenciam diretamente na frequência dos banhos e da tosa.
Cães com a pelagem mais espessa e longa precisam ser escovados com maior frequência e tosados periodicamente.
Cuidados especiais
Cão ou gato com problemas dermatológicos precisam seguir as orientações veterinárias para a realização dos banhos, pois exigem produtos especiais, medicamentos e frequência diferenciada.
Secagem
A secagem correta também é importante, pois evita que os pelos fiquem úmidos, e assim, evitando a proliferação de bactérias e leveduras, tanto para animais de pelos curtos ou longos. Para isso, é fundamental utilizar secadores profissionais, como os que possuímos aqui na FOXVET.
É comum os próprios tutores aplicarem os banhos em seus amiguinhos de estimação, porém, é recomendado que os banhos sejam feitos por profissionais em pet shops no mínimo 1x ao mês, pois são treinados e capacitados, além de possuir toda a estrutura, equipamentos e produtos corretos para realizar o serviço com eficiência.