Atenção: Intoxicação por chocolate

A Páscoa é uma época deliciosa, época de celebrar o renascimento e, claro, comer muitos ovos de chocolate.

É um período delicioso, mas o que pouca gente sabe, é que o chocolate é nocivo para os cachorros.

Nossos amigos de quatro patas passam mal com esse alimento que é tão gostoso para os humanos.

Existe uma substância chamada teobromina, presente no cacau. Essa substância, da mesma família da cafeína, é tóxica para nossos amigos peludos e pode causar uma grave intoxicação alimentar podendo levar o pet à óbito.

Além dos cães, os gatos também sofrem com a teobromina, porém, os cães são mais atraídos pelo chocolate do que seus amigos felinos.

Os sintomas de uma intoxicação por chocolate variam de leves para graves. Começam com uma leve hiperatividade e excitação que vai aumentando, a respiração fica ofegante, e os batimentos cardíacos ficam acelerados e ficam arrítmicos, começam os tremores musculares, convulsões, febre, vômito e diarreia, a coordenação motora fica comprometida, em casos graves acontece a hemorragia interna, coma e todos esses sintomas podem levar o cãozinho à óbito.

Os sintomas acontecem de 6 a 12 horas após a ingestão do chocolate.

Caso o seu cão coma chocolate, procure orientação veterinária urgente. Se puder, informe o médico veterinário da FOXVET sobre o tipo, a quantidade ingerida e o tempo decorrido da ingestão. Dessa forma, o veterinário saberá a gravidade da situação e a melhor forma de conduzir o tratamento.

Não há um remédio específico para tratar um cão intoxicado com chocolate, porém, o veterinário terá que amenizar os sintomas visando estabilizar o quadro para que não haja riscos de complicações ou morte.

Em hipótese alguma ofereça chocolate para os cachorros ou gatos, mesmo em pequenas quantidades. Oriente todos os familiares e principalmente as crianças, para não oferecer esse doce para os cães.

Muitos petshops comercializam ovos de chocolate especiais para os pets, que são fabricados com ingredientes que simulam o chocolate, mas não são tóxicos e não oferecem riscos à saúde de nossos amigos.

Fique atento. Dessa forma, o domingo de páscoa será delicioso e divertido sem riscos.

» Cuidados » Atenção: Intoxicação por chocolate
Em