Confira a importância do check up para diagnóstico da hiperplasia de próstata

Cuidados Comments (0)

Muitos tutores se descuidam da saúde de seus pets por pensarem que as doenças que atingem os seres humanos não afetam os animais de estimação. Esse pensamento acaba fazendo com que muitos diagnósticos sejam firmados tardiamente, ou nem sejam percebidos e os pets acabam sofrendo ou indo a óbito por falta de informações dos tutores.
Por esse motivo, é imprescindível que todos os tutores levem seus amigos de estimação regularmente ao médico veterinário, para realizar o check up periódico, consultas e exames de rotina, para prevenir e diagnosticar doenças em fase inicial, e dessa forma oferecer maiores chances de cura e de manter a boa qualidade de vida do pet. A partir de 6 anos o pet está na clínica geriátrica e se faz ainda mais necessário o check up constante.
Uma das doenças que afetam os pets machos é a hiperplasia de próstata benigna (HPB), que afeta principalmente os cães. Se trata de uma doença que causa o aumento da próstata.
HPB é uma doença que afeta os cães não castradas acima dos 5 anos de idade. Os gatos também podem desenvolver a doença, porém os casos são mais raros.
A chance do HPB se tornar um tumor maligno nos cães são bem pequenas, mas se descobertas tardiamente ou não tratadas pode causar consequências graves ao pet.

Importância do check up para o diagnóstico da hiperplasia de próstata
A hiperplasia prostática vai gerando diversos sintomas que diminui a qualidade de vida do pet:
•Dor e/ou dificuldade para urinar podendo haver sangue na urina
• Dificuldade de defecar, as vezes fezes achatadas “em fita”
• Dificuldade de sustentação sobre as patas traseiras;
• Infecção urinária;
• Infecção generalizada devido ao acúmulo de líquido interno em estágios avançados.

São situações que causam incômodos, dores, dificuldades de diversas maneiras e se não tratada, o pet pode ir a óbito.

Durante o check up serão realizados exames, incluindo o ultrassom de abdômen que é o exame mais recomendado e eficiente para o diagnóstico da doença.
Este exame, permite uma avaliação detalhada da prostáta, analisando o tamanho, morfologia e outras características que indicam a anomalia causada pela hiperplasia. Nesse momento também são avaliados os testículos caso o macho não seja castrado.

Faça esse gesto de amor, leve seu pet para realizar check up na FOXVET, regularmente.

Pin It

» Cuidados » Confira a importância do check...
Em
By
, , , , , , , , , , , , ,

« »