Blog-Conheça a rinotraqueíte felina-01

Conheça a Rinotraqueíte Felina

Cuidados Comments (0)

As mudanças de temperatura, costumam ser prejudicas a saúde de nossos gatinhos, inclusive em períodos mais frios, como no inverno.

Mesmo os gatinhos que não costumam sair na rua, sofrem em dias frios, então, por isso é muito importante ter bastante atenção com a saúde dos gatos.

Uma das doenças mais comuns que afetam nossos bichanos é a Rinotraqueíte Felina.

 

Rinotraqueíte Felina – o que é?

Rinotraqueíte Felina é uma doença respiratória causada pelo vírus HVF-1, herpes vírus e/ou pelo calicivírus felino, é uma gripe muito comum que acometem os pets em épocas frias. Essa doença pode se manifestar de maneira aguda ou crônica.

 

Rinotraqueíte Felina – Sintomas

Os sintomas da Rinotraqueíte felina são fáceis de identificar, basta observar se seu gatinho apresenta: Espirros, tosse, corrimento nasal e ocular, salivação, febre, apatia, prostração, falta de apetite, conjuntivite e estomatite.

Caso observe alguns desses sintomas, é importante levar seu bichano imediatamente ao médico veterinário da FOXVET.

 

Rinotraqueíte Felina – Alta transmissibilidade

A Rinotraqueíte Felina é altamente transmissível, portanto, caso você tenha outros gatinhos, é importante separá-los, para que não haja transmissão. Os humanos não são afetados com a doença, portanto, não há chances de transmissão de gatos para humanos.

 

Rinotraqueíte Felina – Tratamento

Não existe uma cura para a Rinotraqueíte Felina, apenas o tratamento para aliviar os sintomas. O vírus continua inativo no organismo do gatinho e se manifesta quando sua imunidade fica baixa.

 

Rinotraqueíte Felina – Prevenção

Prevenir é a melhor atitude. Através das vacinas que se iniciam na fase de filhote, o gato fica imune ao vírus e não sofrerá com esse mal.

A vacinação de filhotes de gatos pode iniciar a partir da oitava semana, repetir a dose após 4 e 8 semanas e fazer a manutenção anualmente.

A alimentação é muito importante, ela deve ser balanceada. Rica em nutrientes e vitaminas, para que seu felino mantenha a imunidade alta. A hidratação é outro fator crucial para manter a imunidade do gatinho.

 

Cuidar bem de seu bichinho de estimação é demonstrar todo seu amor e respeito por ele, então previna-o com a vacinação, cuide da alimentação e não esqueça de levar seu pet periodicamente ao veterinário da FOXVET, para exames de rotina.

Pin It

» Cuidados » Conheça a Rinotraqueíte Felina
Em 6 de agosto de 2020
By
, , , , , , , , , , , , ,

« »