Como evitar fugas de felinos
15/01/2020Nutrição para gatos – Existe comida ideal?
11/03/2020Infelizmente, os nossos pets também envelhecem e muito mais rápido do que imaginamos.
O tempo passa, e é inevitável que eles apresentem os sintomas da velhice. Ficam mais propensos a doenças, com recuperação mais lenta, com menos disposição para brincar, dificuldade para subir em locais, entre outros.
Por isso, é na terceira idade do felino que eles precisam de mais cuidados. Quanto mais velho, mais cuidados seu gatinho necessita e maior fica sua responsabilidade e necessidade de paciência.
Primeiro, precisamos conhecer o ciclo de vida dos felinos:
- Filhotes – Nascimento até 1 ano;
- Adultos – 1 ano a 12 anos;
- Idosos ou geriátricos – A partir dos 12 anos de idade.
Conforme seu gatinho envelhece ele vai ficando menos ativo e menos disposto. Eles ficam mais ariscos e sensíveis a presença de estranhos, assim como ao barulho. Costumam se estressar com mais frequência.
Os gatos idosos dormem muito mais durante o dia, pois o sono é constantemente interrompido devido ao aumento da frequência da ida à caixinha, e tendem a ficar mais quietos nos locais que se sentem confortáveis. A redução de apetite é normal, pois costumam gastar menos energia.
Os sintomas físicos da idade são evidentes, além da falta de disposição, a visão e audição podem ser afetadas, distúrbios orgânicos e incontinências costumam aparecer, e as vezes miam com mais frequência.
Por isso é extremamente importante ficar atento ao seu gato senior.
Visitas ao veterinário pelo menos duas vezes ao ano são fundamentais para avaliação do estado geral, da saúde e da qualidade de vida. Através do exame clínico e exames complementares é possível detectar precocemente doenças graves e dessa forma aumentar as chances de cura ou retardo da evolução da patologia.
A alimentação deve ser adequada a fase da vida, dando atenção especial ao controle de peso. Estimule o seu gatinho a brincar e se movimentar, 15 minutos por dia sempre no mesmo horário. Lembre se que os felinos são animais rotineiros, isso vai preservar a saúde mental, a alegria e o instinto de caça, necessidades básicas da espécie.
Coloque a caixa de areia e os potes de comida e água em locais acessíveis e distantes uns dos outros. Ofereça uma cama mais macia, com cobertas e panos para que ele se enrole e fiquem mais confortável. Coloque os brinquedos em locais de fácil acesso.
A ideia é melhorar a qualidade de vida tornando mais alegre e confortável a vida de seu pet!