A importância do banho para pets
04/06/2020Confira nossas dicas para entreter seu gatinho
18/06/2020Pulgas em felinos é uma situação muito preocupante, pois vai muito além do simples incômodo e coceiras. O parasita se alimenta do sangue dos mamíferos e aves e podem causar grandes prejuízos à saúde dos animais.
Os gatos estão mais suscetíveis em sofrer com infestação de pulgas por ter o costume de frequentar as ruas. Por esse motivo, os donos de gatos (que costumam se aventurar pela vizinhança) precisam ficar atentos e seguir todas as formas de prevenção.
Porém, o controle de infestação não deve ficar apenas centrado ao gatinho, é importante cuidar do ambiente onde ele vive.
Além de infestar os pelos dos felinos, as pulgas podem infestar a sua casa depositando ovos nos tapetes, almofadas, cobertas, cama, sofá e até mesmo em nós mesmos. Por isso é importante a prevenção e os cuidados com a higiene de nossos gatos porque além de proteger a saúde deles, estamos protegendo a nós e nossa família.
Problemas causados pelas pulgas
Os perigos que a infestação de pulgas pode causar vão de leves à graves, desde a simples coceira e incômodo, doenças de pele, alergias e até mesmo contaminação por verminose. A pulga defeca quando pica o gato, e pode liberar ovos do Dipylidium caninum, um verme que se aloja no intestino dos bichanos quando eles ingerem os ovos no momento em que estão se lambendo.
Uma doença grave é a hemobartonelose felis, causada por uma bactéria que adentra na corrente sanguínea do felino causando a destruição das células levando o felino a ter anemia e até mesmo causar o óbito do seu filhote de quatro patas.
Como identificar se o gato está com pulgas
Os sinais mais comuns são as coceiras, normalmente na base da cauda e na cabeça. Outros sintomas são a falta de vontade de se movimentar e brincar que indicam que seu gatinho de estimação está sofrendo com esse parasita. Você pode também encontrar pontinhos pretos na pele que são o cocô da pulga , indicando a parasitose.
Para ter certeza, é indicado escovar os pelos do felino com um pente fino especial para o combate contra as pulgas. Se existir a presença desses parasitas o pente fino irá mostrar, depois de confirmada a infestação dê início imediato ao tratamento, então ligue para a FOXVET e agende a consulta quanto antes.
Tratamento
O primeiro passo é consultar um veterinário da FOXVET, que irá indicar o melhor tratamento e quais antipulgas utilizar fornecendo todas as orientações necessárias para cuidar de seu gatinho.
A limpeza é um ótimo caminho para iniciar o tratamento contra as pulgas, uma boa escovação com a aplicação de um antipulgas, porém, é importante ficar atento pois existem produtos no mercado que podem causar alergias, por isso é importante consultar o veterinário.
Existem, no mercado, diversos produtos especializados em combater as pulgas, como por exemplo os antipulgas líquidos por-on para serem aplicados na pele da nuca do gatinho.
Além do felino, é importante fazer a higienização de todo o ambiente onde o gato circula e os objetos que utiliza, higienizando camas, travesseiros, almofadas, sofá, brinquedos, caixa de areia, entre outros, realize uma faxina completa para eliminar qualquer vestígio desse parasita.
Prevenção
A prevenção é a melhor atitude, se o gato estiver com pontinhos pretos na pele, podemos citar as coleiras antipulgas, comprimidos antipulgas e repelentes.
Lembre-se de sempre consultar um médico veterinário da FOXVET antes de aplicar qualquer tipo de produto em seu gatinho!
Com isso você sempre manterá a qualidade de vida e o bem-estar de seu felino e sua família.