Blog-entenda a caspa que pode aparecer em seu gato-01

Entenda a caspa que pode aparecer em seu gato

Cuidados Comments (0)

Muitas vezes pensamos que somente os humanos sofrem com problemas de caspa, mas não é bem assim, nossos gatinhos também sofrem desse transtorno.
A caspa felina é a descamação da pele morta, que é causada pelo excesso de produção de óleo pelas glândulas sebáceas. O óleo produzido pela pele do gatinho é essencial para a nutrição e proteção da pele, porém, quando produzido em excesso causa a descamação e queda dos pelos acima do normal.
As causas do problema de caspa nos gatos são variadas, como por exemplo:
• Problemas dermatológicos como inflamações e infecções;
• Alergias causadas por alimentos inadequados e uso de produtos que não são específicos para felinos;
• Parasitas como pulgas ou ácaros são grandes causadores de problemas de caspa nos gatinhos;
• Alimentação inadequada e pobre em nutrientes essenciais, como o ômega 3 que é importante para reduzir os riscos de inflamação na pele do bichano;
• Clima muito quente e seco podem deixar a pele do bichano desidratada;
• Uso de produtos inadequados para dar banho como shampoo, condicionadores, loções, perfumes e outros produtos QUE NÃO SEJAM PARA FELINOS ou até mesmo alguns produtos veterinários podem causar alergias ou ressecamento da pele do gatinho causando as caspas;
• Excesso de banho pode causar o ressecamento da pele, os gatos são capazes de realizar a própria higienização, por isso não necessitaM de banhoS frequentes, o ideal é dar banho SOMENTE QUANDO NECESSÁRIO OU EM INTERVALOS MAIORES QUE 6 MESES
• A idade avançada costuma reduzir a mobilidade dos gatinhos, tornando difícil o processo de higienização causando o acúmulo de pele morta e ressecamento;
• Felinos obesos, assim como os de idade avançada, ficam com a mobilidade reduzida dificultando a higienização.
• Doenças metabólicas como diabetes e hipertireoidismo causam alterações cutâneas FAVORECENDO O APARECIMENTO DE CASPA

Para identificar se o seu gatinho está sofrendo com esse transtorno, observe SE ELE ESTÁ se coçando ou se lambendo com frequência acima do normal, OLHE com atenção entre os pelos para ver se há a presença de caspa.
Identificando ESSES SINAIS, leve seu filhote de quatro patas ao médico veterinário para que ele possa identificar qual a causa E INDICAR o melhor tratamento para seu pet.
A prevenção é o melhor remédio, por isso é importante seguir algumas orientações para evitar que as caspas surjam em seu bichano.
Escove os pelos de seu filhote periodicamente com escovaS próprias para gatos que são encontradas em petshops.
Ofereça uma alimentação equilibrada e saudável com ração de qualidade que possuam todas as vitaminas essenciais, principalmente as que possuem uma boa quantidade de ômega 3. Mantenha seu bichano hidratado oferecendo água limpa e fresca várias vezes AO dia e estimule-o a se hidratar.
Leve seu felino frequentemente ao veterinário para consultas de rotina, dessa forma você irá garantir que seu filhote esteja sempre saudável.
Seguindo essas orientações o seu bichano não terá problemas com caspas. E não esqueça, cuide bem de seu gatinho e ao identificar o menor problema, consulte um veterinário da FOXVET.

Pin It

» Cuidados » Entenda a caspa que pode...
Em 10 de julho de 2020
By
, , , , , , , , , , ,

« »