Tudo o que você precisa saber sobre escovação de dentes em gatos
31/07/2017Quais são os cuidados com os pets em sítios e ambientes com outros animais?
14/11/2017Todo mundo sabe que os homens não são muito atentos à própria saúde e que, dificilmente, realizam exames preventivos regulares por conta própria. Talvez, por isso, apesar de todos os recursos disponíveis hoje em dia com a medicina, o câncer de próstata ainda seja tão devastador e comum entre eles.
Nos cães, tanto os castrados como os intactos, felizmente o câncer na próstata não é tão comum. Mas outros problemas de próstata podem sim acometer os machos – e neste caso, com grande frequência.
Por isso, aproveitando o embalo do Novembro Azul, queremos te explicar um pouco mais sobre estes problemas e te mostrar a importância de castrar seu macho, seja ele filhote ou adulto. Confira:
Como detectar um problema de próstata?
Como vimos anteriormente, não apenas o câncer é uma doença relacionada à próstata, mas muitas outras.
Dentre as alterações de próstata mais comuns em animais não castrados estão: a hiperplasia prostática benigna (HPB), o aumento da próstata sob estímulo andrógeno (hormônio sexual masculino) seguida da prostatite bacteriana (inflamação e ou infecção de próstata)
Por essa razão, é recomendado que a partir de 7 anos de idade, todo cão macho não cadastrado passe por exames anuais como a ultrassonografia de abdômen e testículos, já que tumores testiculares ocorrem com frequência em caninos.
Cães machos intactos também devem ter seus testículos examinados e palpados regularmente pelo veterinário e também pelos donos. Ao notar testículos aumentados, atrofiados (reduzidos), amolecidos, endurecidos, quentes ou com qualquer alteração, o cuidador deve procurar o médico veterinário o quanto antes.
Sintomas de problemas de próstata mais comuns em cães
Alguns cães com alteração prostática inicial podem não apresentar nenhum sintoma. Mas com a progressão da doença, alguns sinais podem aparecer, entre eles:
- Secreção uretral com sangue ou purulenta;
- Urina em locais fora de costume;
- Urina com sangue;
- Dor ao urinar ou defecar;
- Infecções;
- Dificuldade em defecar;
- Alteração do formato das fezes;
- Entre outros podem ocorrer.
Neste caso, é fundamental que o cuidador esteja sempre de olho no comportamento do cão, atento à qualquer sinal – especialmente se não for castrado.
E mais, ter conhecimento sobre essas patologias é de suma importância, já que elas acarretam em dor e sofrimento ao animal e também sua família. Além disso, elas podem inclusive, reduzir o tempo de vida do cão.
Porque a castração é tão importante para os cães machos?
A castração é ainda uma das melhores formas de prevenir o câncer e tantos outros problemas relacionados à próstata.
Além disso, a castração preventiva, diante de tão graves doenças, proporciona qualidade com um tempo de vida mais prolongado e se enquadra no tema da posse responsável.
Sendo assim, procure seu veterinário e saiba mais sobre a castração. Este é um ato de amor e quanto antes for feita, melhor!
Se você ainda tem alguma dúvida sobre a importância da castração, entre em contato!