nutrição para gatos blog

Nutrição para gatos – Existe comida ideal?

Cuidados Comments (0)

Todos os donos de pets querem que eles estejam sempre saudáveis e felizes. A alimentação é fundamental para que isso aconteça.

Uma dieta adequada resulta em saúde, disposição e melhor qualidade de vida para seu gato.

Existem infinidades de tipos de rações e comidas para gatos que trazem praticidade para o dia a dia corrido dos donos do pet. Mas é preciso ter muita atenção com o excesso de praticidade pois pode ser prejudicial para seu gatinho.

Existem dois tipos de rações para os gatos, que são as rações secas e as úmidas.

As rações secas tem as vantagens de serem mais baratas e práticas, mas não atendem a necessidade do equilíbrio da ingestão de água, já que na natureza, os felinos se alimentam da presa inteira  ( pássaros, ratos, etc) e dessa forma ingerem bastante água, tendo em vista que o corpo da presa é formado de 60% água.

Já as rações úmidas têm justamente o benefício de possuírem alto índice de água, o que desfavorece a formação de cálculos e doenças no trato urinário inferior dos felinos, com menos carboidratos. Como desvantagem tem o custo um pouco mais alto.

A dica para equilibrar saúde e economia é intercalar as refeições entre seca e úmida.

Existem 3 categorias de ração: Standard (Padrão), Premium e Super Premium.

A ração super Premium possui maior índice de absorção dos seus nutrientes, garante a absorção total dos minerais e não permite corantes.

Em seguida a ração Premium possui uma categoria abaixo em termos de complementos adicionais a dieta, não possui minerais quelatados (portanto não garante absorção total dos minerais) e permite a adição de corantes.

Já a ração Standard, está numa categoria abaixo da Premium.

Para saber com precisão qual o tipo de ração ideal para o seu gato, é indicado perguntar ao veterinário da FOXVET, que analisará o seu gato e indicará o melhor tipo de alimentação.

Existem rações ideais para cada idade e situação. Ração para gatos filhotes ou idosos, para gatos castrados e não castrados, com doenças e intolerâncias, rações específicas para cada raça, enfim, cada situação exige uma indicação médica.

Fique atento a essas dicas e se achar necessário, agende uma consulta. Nossos veterinários são especialistas em cuidado felino!

Pin It

» Cuidados » Nutrição para gatos – Existe...
Em 11 de março de 2020
By
, , , , , , , , , , , , ,

« »