Muitas pessoas acreditam que o uso de roupinhas e um bom banho quente são suficientes para manter os pets saudáveis durante a estação mais fria do ano. Porém, no inverno, estes cuidados são apenas o começo de uma série de medidas que devem ser tomadas.
Nesta época os bichinhos precisam de uma atenção especial, como por exemplo, a hidratação da pele e a restauração do pelo. Confira no post de hoje porque é tão importante ter este cuidado durante o inverno e como fazer. Vamos lá?
Por que a hidratação da pele é necessária no inverno?
As temperaturas mais baixas, a falta de umidade no ar e o clima seco, típicos do inverno, contribuem para o ressecamento da pelagem dos bichinhos. Para piorar a situação, nos dias mais frios é comum que eles tomem banhos mais quentes. Apesar de agradáveis, eles acabam retirando ainda mais a oleosidade natural produzida pelas glândulas sebácias, removendo a sua barreira de proteção, ressecando a pele e agredindo a pelagem.
O ressecamento gera coceira e uma quebra da barreira imunológica da pele, favorecendo a instalação de infecções por organismos oportunistas como bactérias e fungos. A pelagem fica quebradiça, desenvolve um aspecto de falta de viço estimulando a queda de pelos.
Vale lembrar que para cães que fazem uso de shampoos terapêuticos, a hidratação mensal é sempre necessária e no caso do inverno ela deve ser quinzenal, pois esses produtos ressecam a pele. Por isso, é imprescindível promover a hidratação, devolvendo a água e os nutrientes perdidos.
Qual hidratação deve ser feita?
A recomendação é de que a hidratação da pele e pelo dos pets sempre seja realizada por profissionais habilitados e com produtos específicos para cada espécie. Isto porque os produtos usados nas hidratações variam de acordo com o tipo de pelo e pele do animal.
Se ela é seca, oleosa ou mista e os o tipos de pelo (ondulado, liso, etc), somente um profissional será capaz de avaliar e identificar qual é o produto mais indicado e qual o intervalo entre as hidratações.
Tipos de hidratações indicadas para o inverno:
Máscara restauradora: Restauração profunda da pele e pelo com óleo de abacate e óleo de macadâmia com alta carga de D-Pantenol e proteínas de trigo. Hidratam a pele e pelos reduzindo a descamação e devolvendo a saúde e a elasticidade, deixando a pelagem com aspecto bonito e saudável.
Top 10: Hidratação rápida para dar aos fios aspecto brilhante e sedoso
Máscara texturizadora: Utilizando-se dos benefícios do Ojon, óleo extraído de uma noz caribenha que contém cisteína precursora da queratina e óleo de Monoi, extraído de uma flor do Taiti em óleo de coco, esta hidratação promove um efeito gloss aumentando o brilho em 128%. Além disso, ela repara e reestrutura o pelo proporcionando maciez e sustentação ao fio e promove a saúde da pele.
Máscara desmaio do fio: Também possui Ojon e Monoi em sua fórmula e reduz o frizz, realinhando os fios e a fibra capilar produzindo um efeito “chapinha”
Hidratação de proteínas: Reduz o ressecamento nutrindo as células e diminuindo a descamação, o prurido e a queda de pelos.
Este artigo solucionou todas as suas dúvidas sobre a hidratação dos pelos dos pets no inverno? Sabia que na FOXVET nós possuímos todos os tipos de hidratação citadas acima? Venha conhecer!
Olá! Achei este artigo muito bom, bastante informativo! Eu já costumava hidratar os meus caes mas fazia-o de modo aleatorio, agora vou fazer com mais frequencia, obrigada e continuação de bom trabalho!