
Conheça todas as frutas e vegetais que seu cão pode comer
11/02/2021
Geriatria: Vida longa para as mascotes
13/07/2022O carrapato é um parasita que transmite através da sua picada microrganismos patogênicos que infectam o cão com o que é conhecida como a doença do carrapato. Duas doenças são mais comuns:
- Erliquiose, causada pela bactéria Erlichia canis;
- Babesiose, causada pelo protozoário Babesia canis
A “doença do carrapato” apresenta sintomas como:
- Apatia/ indisposição;
- Falta de apetite;
- Anemia;
- Febre;
- Pontos de sangramento pelo corpo;
- Perda de peso.
Mas atenção! A doença pode ser assintomática e causar danos ao organismo ao longo do tempo. Por isso a importância de serem incluidos no check up habitual do cão exames específicos para a detecção dessas patologias.
A prevenção se dá de forma simples, pois é feita com o uso adequado de medicamentos anti carrapatos, banhos regulares, inspeção visual dos tutores em seus pets e higiene da moradia, embora todos esses cuidados não garantam 100% de eficácia contra o contado com esses vetores.
O diagnóstico é realizado através de exames de sangue como hemograma, PCR e Elisa para a doença.
Apesar de ser uma enfermidade séria, a Doença do Carrapato tem tratamento.
- O tratamento mais usado contra a Babesiose é a aplicação de medicamento especifico em duas doses com intervalo de 15 dias
- O tratamento para Erliquiose, costuma ser feito via oral e muitos animais ficam livres dos sintomas com poucos dias de tratamento, porém a medicação não deve ser interrompida e o tratamento deve prosseguir até o final.
Mas cada caso deve ser avaliado para mehor conduta de tratamento.
Sabendo de tudo isso, você já sabe o que fazer em caso de suspeita: leve seu animalzinho à FOXVET e garanta o bem-estar dele para que vocês possam ter bons momentos cheios de saúde!