Corona vírus em pets: Há perigo?
30/04/2020Imunize seu cãozinho! – calendário de vacinas para cão
14/05/2020Todos sabem que os cachorrinhos adoram dormir. Alguns possuem sono tranquilo, outros, mais agitado. Uma dúvida que muitas pessoas possuem é: Será que os cachorros sonham?
Uma coisa é certa, assim como os humanos, os cachorros mantém uma atividade cerebral enquanto dormem, e, sabendo disso, é possível afirmar que os cachorros sonham sim!
O sonho é um processo de informações e assimilação das memórias do cãozinho através das experiências da imaginação do subconsciente do pet.
Para saber se o seu cãozinho de estimação está sonhando é fácil, basta observá-lo enquanto dorme. Eles começam a emitir espasmos musculares, mexem as patas, abanam o rabo, fazem expressões faciais e emitem grunhidos, como choro, latidos e até mesmo rosnam.
Isso é sinal de que seu cachorrinho está sonhando ou até mesmo tendo um pesadelo.
O sono é dividido em dois períodos: Sono REM e sono NREM.
O sono NREM é conhecido como o sono leve, onde o cachorro dorme tranquilo, com respiração lenta, mas estão alerta e o menor estímulo pode acordá-lo.
O sono REM é o sono profundo, momento que o sono passa a ser agitado, é quando ocorre os espasmos musculares e a emissão dos sons. É nesse momento que os sonhos estão acontecendo.
Os sonhos de cada cachorrinho são baseados em suas vivências diárias, situações que passa, pessoas e outros animais que possuem contato. Como eles são muito ligados aos seus donos e família, é comum que sonhem com você e situações que ele vive no dia a dia.
Os cães costumam dormir cerca de 9 horas por dia, podendo dormir por períodos maiores caso fiquem muito tempo sozinhos em casa.
Para que o sono e os sonhos sejam tranquilos, é necessário ter alguns cuidados:
Primeiro de tudo, é preciso sempre tratá-lo com respeito e carinho no dia a dia, e nunca o maltratar, assim, a chance de ele ter pesadelos são muito pequenas.
Evite acordar seu pet enquanto dorme, isso pode ocasionar sustos desnecessários e causar mal-estar.
Caso precise acordá-lo, não faça isso bruscamente, pois, pode desencadear agressividade.
- Chame seu cachorrinho pelo nome, em tom suave sem gritar.
- Se o cãozinho estiver em um sono agitado, mantenha a distância ao chamar, pois, é nesse momento que pode acontecer alguma agressividade devido ao susto.
- Quando ele despertar do sono, espere se recompor, para tocar e acariciar.
Para cuidar bem de seu animalzinho de estimação, entender o sono dele é importante. Isso fará que os laços entre dono e cachorrinho se estreitem, mantendo sempre o amor, respeito e carinho.