
Cães e gatos idosos: quais sãos os cuidados necessários?
13/06/2017
Novembro Azul Canino: esteja alerta
01/11/2017Você sabia que cuidar da saúde bucal do seu gato é um cuidado essencial e obrigatório? É isso mesmo! Apesar de a ideia ser um pouco aterrorizante para alguns donos devido ao comportamento dos bichanos, o hábito é muito importante.
Isso porque os gatos que não fazem higiene bucal com frequência possuem o risco de contrair doenças que podem ser graves.
Por esse motivo, neste conteúdo, vamos dar dicas de como fazer a escovação dos felinos com o mínimo estresse possível. Então, vamos lá?
Consulte um veterinário antes de iniciar a escovação de dentes em seu gato
É imprescindível, antes de iniciar o processo de adaptação à escovação do seu gato, passar por uma consulta veterinária para saber se está tudo certo.
Para os casos em que já exista um processo de gengivite ou periodontite instalado é necessário a intervenção veterinária.
Caso o veterinário identifique uma periodontite, por exemplo, ele precisará intervir cirurgicamente. Depois da cirurgia, aguarde entre sete a dez dias para iniciar um programa de escovação.
Visitas semestrais ao veterinário
E não se esqueça: do mesmo modo que nós, humanos, precisamos ir ao dentista regularmente, leve o seu bichano ao veterinário semestralmente para uma avaliação.
Qual a escova ideal para o meu gato?
Como existem, no mercado, escovas de dentes e pastas criadas especialmente para os gatos, o médico veterinário pode indicar qual é o modelo e a marca ideal para o seu bichinho. Também pode se optar pelas dedeiras.
E nunca utilize escovas e pastas para humanos, pois elas podem causar danos à saúde do seu gatinho. A escova para humanos além de machucar, não penetra da forma correta nas áreas que mais precisam de limpeza.
Treine o seu gato a acostumar com a escovação
Para que o seu gato se acostume com a manipulação da região oral, a dica é usar de alguns artifícios que o agrade.
Por exemplo, você pode mergulhar o seu dedo na água que vem na latinha de atum light, ou em outro alimento, que normalmente ele goste. Deixe que ele lamba o líquido do seu dedo.
Assim, esfregue com delicadeza o seu dedo pelas gengivas e dentes dele. Após algumas sessões, ele possivelmente irá esperar ansiosamente por esse pequeno ritual. Só depois disso você dará o próximo passo.
A próxima etapa é contar com o auxílio de uma gaze. Para essa fase pegue uma gaze, enrole em seu dedo e a mergulhe na água do atum ou em outro líquido.
Com cuidado esfregue os dentes com um movimento circular. Repita a operação o número de sessões que forem necessárias e vá trocando o líquido pela pasta de dentes para que o seu gato se sinta confortável com o procedimento. Faça isso por mais uma ou duas semanas.
Lembre-se de elogiá-lo sempre!
Apresente a escova para o seu gatinho
Coloque a escova de dente com delicadeza e devagar em sua boca. Você pode colocar um pouco da pasta de dente na escova já que ele já está acostumado com o sabor.
O processo de acostumar o gatinho leva cerca de um mês: realmente não é o caso de colocar a escova na boca dele da noite para o dia! A escovação deve sempre ser gentil e suave. Não vá escovando com força, pois você pode machucar seu animal de estimação! Lembre-se, vá ensinando e treinando ele devagar e tenha paciência.
Comece o processo de escovação dos dentes do seu gato
Converse e elogie o seu bichinho por todo o processo. No início você pode escovar somente um ou ambos os dentes caninos, ou seja, os dentes grandes e afiados que ficam na frente da boca.
À medida que o seu gato for se sentindo mais confortável e aceitar que você fique mais tempo manipulando a boca dele, aos poucos aumente o número de dentes até conseguir escovar todos.
A frequência da escovação deve ser diária ou, no mínimo, três vezes por semana.
E aí? Gostou do conteúdo de hoje sobre escovação de dentes em gatos? Conte para a gente nos comentários!