O que é a ansiedade de separação e como ela pode prejudicar seu pet?
31/03/20178 motivos para adotar um pet
12/05/2017Provavelmente você já ouviu muitas afirmações um tanto curiosas sobre o comportamento dos gatos. Muitos dizem que os felinos são traiçoeiros, interesseiros e que não ligam nada para o dono.
Porém, essas ideias não passam de mitos que surgiram a muito tempo e foram sendo disseminados ao longo dos anos.
Para acabar de vez com esta história, separamos 6 mitos sobre o comportamento dos gatos que devem ser esquecidos de vez.
1. Gatos não gostam de carinho
Gatos são animais independentes, principalmente se comparados aos cães. No entanto, isso não significa que eles não gostam do carinho dos seus donos e que não mostram a alegria de receber um chamego.
Essa satisfação pode ser demonstrada pela comunicação corporal e
às vezes através do ronronar, aquele barulho emitido pelos gatos, semelhante a de um motorzinho. Portanto, não hesite em fazer um cafuné no felino, mas só faça quando ele solicitar.
2. Medo de água
Engana-se quem pensa que os gatos não gostam de água e evitam o contato a qualquer custo. A relação entre a água e os felinos varia de um animal para o outro. Ou seja, alguns gostam ou tem o costume, já outros não.
A água é vista como uma forma lúdica. Apesar disso ser banhado é extremamente estressante e deve ser evitado, os felinos são os pets que mais se preocupam com a higiene e promovem sua própria higienização através da lambedura.
3. Gatos pretos dão azar
No famoso Halloween ou Dia das Bruxas (31 de Outubro), é muito normal ouvir que passar por um gato preto significa azar. Esta é uma questão muito séria e com fundamento histórico ainda na Idade Média.
Nessa época, as mulheres que não se casavam eram marginalizadas pela sociedade e acabavam vivendo afastadas da cidade com hábitos independentes, estes, mal vistos pela igreja católica. A falta de higiene da época atraía ratos ao redor das cabanas que por sua vez atraia os gatos selvagens. Dessa forma a igreja associou os gatos com as chamadas “bruxas”.
Isso deu origem ao mito que continua causando ataques violentos e sacrifícios de muitos felinos em várias partes do mundo, ainda nos dias de hoje. Por isso, é muito importante ajudar a desmistificar esta ideia.
4. Têm sete vidas e sempre caem em pé
Os felinos são extremamente ágeis e realmente conseguem virar o corpo para acionar um “sistema paraquedas ” como alguns esquilos. Mas, isso não significa que eles sempre caem em pé ou que tenham sete vidas.
A vida de um gato é única e dura em média quinze anos. Assim como, sua capacidade de girar em tempo de cair em pé exige pelo menos 2 metros do chão. Portanto, trate o seu bichano com muito carinho, sem brincadeiras que possam colocar o animal em risco.
5. Capacidade de enxergar no escuro
De fato, a visão noturna dos gatos é muito maior do que a dos humanos, cerca de dez vezes melhor. Mas, isso não significa que se você apagar todas as luzes da casa à noite, que ele irá conseguir enxergar. Quando for dormir, deixe alguma iluminação para que possa se orientar e para evitar qualquer incidente.
6. Gatos são antissociais e impossíveis de domesticar
A ideia de que os gatos são mau-humorados e não podem ser educados é um mito bastante comum. Mas, precisamos desfazer essa ideia já.
É preciso ter paciência, dedicação e respeito para educar os felinos. Para terem um bom convívio social é importante que seus donos procurem profissionais capacitados para receber orientações sobre comportamento felino, enriquecimento ambiental e educação. Infelizmente os gatos sofrem com falta de informação sobre suas características e necessidades.
Ao criá-lo sob o olhar da espécie, podemos oferecer verdadeira qualidade de vida a eles e conquistamos um grande companheiro para alegrar nossas vidas.
É muito importante divulgar estas informações e desmistificar muitas ideias que ainda existem sobre o comportamentos dos gatos.
Gostou destas informações? Então compartilhe com os seus amigos e explore os conteúdos exclusivos do blog da FOXVET!