pulgas-blog-maior

Pulgas

Cuidados Comments (0)

Um dos maiores pesadelos que podem acontecer em casa é a infestação por pulgas. As pulgas aparecem com mais freqüência nas estações mais quentes, época que os donos de pets ficam mais atentos para evitar essa indesejada infestação.

Porém, no inverno é comum que algumas pessoas se descuidem com o controle dessas pragas. Por esse motivo, acontece de alguns casos de proliferação de pulgas no inverno principalmente em casas que tenham gatos ou cachorros.

As pulgas oferecem sérios riscos à saúde dos humanos e dos animais. Desde a dermatite alérgica até doenças bacterianas severas como a Tifo. Por isso os cuidados com o controle de pulgas não devem ser diminuídos durante o período frio e precisam ser prevenidos.

Geralmente o inseto deposita seus ovos, que posteriormente eclodem em pisos, rodapés, ralos, frestas em paredes e lixeiras. Portanto é necessário que o controle dessas pragas seja realizado simultaneamente em todos esses lugares. É muito importante limpar tapetes, frestas de tacos e assoalhos utilizando-se aspirador de pó, vedar frestas e fendas do ambiente, além de rejuntar pisos e revestimentos mal-acabados. O controle de pulgas é um processo sistemático que exige acompanhamento constante.

Para identificar seu pet está com pulgas observe o excesso de coceira, mordiscadas e se está se lambendo muito. Sinais que possam estar com infestação de pulgas. Mas para ter certeza é preciso analisar mais a fundo.

Faça a inspeção completa da pele do animal, afastando os pelos com os dedos e se houver pulgas será fácil vê-las andando. Outro método para detectar pulgas, é durante o banho, feche bem o ralo após o banho analise de perto a água e será possível enxergá-las. Existem também pentes especiais para passar no pelo do cão ou gato onde fica fácil verificar a existência de pulgas.

Normalmente as pulgas se alojam atrás das orelhas ou nas costas, analise bem essas áreas. Ao encontrar uma, tente agarrá-la com os dedos e esmague com as unhas, se espremer facilmente, provavelmente não seja pulga, pois elas são difíceis de esmagar.

Ao identificar a existência de pulgas em cachorro ou gato, provavelmente os ambientes da casa onde o pet circula também estão infestados. Portando, inicie um processo de higienização da casa usando aspirador em cada canto da casa e dos móveis e objetos, e isole totalmente o saco para evitar a fuga das pragas ao jogar fora. Lave todas as roupas do animal e de quem vive na casa, roupas de cama, toalhas, com água bem quente. Esse processo deverá ser repetido todos os dias por algumas semanas até certificar que todas foram eliminadas. Porém não basta apenas higienizar, pulgas são difíceis de matar, portanto é necessário contratar uma empresa especializada para fazer o controle de pragas na residência.

Nos pets, existem diversas formas do tratamento de eliminação de pulgas. Desde shampoo anti pulgas e pipetas, até comprimidos mastigáveis que agem de dentro para fora matando as pulgas.

Dê banhos regulares com shampoo anti pulgas, e siga com cuidado as instruções da embalagem, penteie com pente especial retirando e matando todas as pulgas que encontrar. Utilize comprimidos mastigáveis para fortalecer o combate às pulgas.

Porém, lembre-se de sempre levar seu cachorro ou gato para o veterinário, para que ele faça o diagnóstico correto e indique a melhor solução para o combate às pulgas e se necessário receite o remédio mais eficaz para a raça.

Realize o banho e tosa regularmente e mantenha o seu pet sempre devidamente higienizado e nunca diminua a atenção ou se descuide com o controle das pulgas. Siga sempre as orientações de prevenção e assim seu pet estará sempre livre de pulgas.

Pin It

» Cuidados » Pulgas
Em 23 de julho de 2019
By

« »